

Midiatização e redes digitais: os usos e as apropriações entre a dádiva e os mercados
Ciências da Comunicação na linha de pesquisa Midiatização
e Processos Sociais na Universidade do Vale do Rio dos Sinos
(UNISINOS). Atualmente é professora e pesquisadora na
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) onde atua
no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação
na linha de pesquisa Midiatização e Processos Sociais. Tem ex-
periência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo
e Editoração, atuando principalmente nos seguintes temas:
midiatização, circulação de imagens, crise da visibilidade, ima-
ginário, fotojornalismo, jornalismo on-line e agenda setting.
É membro dos grupos de Pesquisa Estudos em Comunicação
Organizacional na UTFPR e vice-líder do NP de Epistemologia
da Comunicação – EPISTECOM, da Unisinos.
Dulce Helena Mazer
Jornalista, Doutoranda no Programa de Pós-Graduação
em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio
Grande do Sul (UFRGS) na linha Mediações e Representações
Culturais e Políticas. Bolsista CAPES. Doutorado sanduíche na
Universidad Autónoma Metropolitana, no Departamento de
Antropologia, sob orientação do prof. Dr. Néstor García Canclini.
Mestre emComunicação pelaUniversidade Estadual de Londrina
(UEL). Pós-Graduada Lato Sensu em Marketing e Comunicação
pela Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana
(2004). Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em
Jornalismo pela UEL (2010). Integram interesses de pesquisa o
consumo e a recepção midiática juvenis com foco nas práticas
socioculturais, representações sociais, cultura urbana e identi-
dades (juvenis e femininas), aspectos midiáticos da experiência
sonora e musical na contemporaneidade, a recepção, o consumo
e a produção de sentido. As práticas sociais dos membros da cul-
tura hip-hop para a produção e a escuta musical.
Edu Fernandes Lima Jacques Filho
Possui graduação em Comunicação Social – Hab.
Jornalismo pela Universidade Católica de Pelotas (Ucpel) (2010)
e Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do