Midiatização e redes digitais: os usos e as apropriações entre a dádiva e os mercados
seja, finalmente a imagem clássica de uma família sentada no
sofá olhando a TV era absolutamente minoritária. Observamos,
por exemplo, em uma casa, que a
televisão estava ligada na sala,
mas não havia ninguém na sala. As pessoas estavam em outras
peças da casa (nos quartos, na cozinha, etc.). A casa tinha uma
grande circulação de pessoas, e, quando as pessoas chegavam à
sala (com a televisão ligada), elas davam uma olhada, ficavam
alguns minutos e, em seguida, saíam. E observamos que elas es-
tavam falando sobre o que tinham visto na televisão, mas dis-
cutiam isso nos outros cômodos. Então isso foi para mim uma
revelação: ver que havia uma forma diferente de consumir a
televisão. Em seguida, nossa segunda etapa de pesquisa foi um
momento em que eu recebi críticas acerca dessa primeira etapa.
Disseram que parecia um pouco superficial ficar somente uma
noite em uma casa. Assim, eu tentei fazer a observação em três
dias seguidos (1991). Uma pesquisadora foi até uma família,
ficou três dias, chegando pela manhã e ficando até a noite. Ela
tentava observar o cotidiano dessa família e a importância da
televisão nela. Evidentemente, a primeira coisa que observei foi
que era necessário mandar uma observadora mulher, não ho-
mem, pois, em um determinado momento, o homem saía da casa
e então sua esposa e os filhos ficavam sozinhos com a observa-
dora. Então pensamos que seria melhor uma mulher do que um
homem para passar esses três dias com a família. Isso era uma
situação um pouco delicada. Só para falar de uma anedota, em
um determinado momento, a mulher decidiu ir ao seu quarto
com seus filhos, e a minha observadora não sabia o que fazer. Ela
sentou perto da porta e observou. Acentuo isso para mostrar o
lado artificial dessa situação, os limites importantes do trabalho
de observação.
Tentei, depois, passar para uma pesquisa supervisiona-
da em três anos (1992-1995). Essa pesquisa combinou, ao mes-
mo tempo, sondagem – cerca de 600 famílias – e recolhimento
de depoimentos de práticas. Nesse momento, tentei introduzir
um elemento novo no plano metodológico, em relação às minhas
abordagens de observação etnográficas, tentando me situar na
tradição dos depoimentos, dos comentários de vida. Esse tipo de
estudo foi desenvolvido na sociologia, por exemplo, para tentar