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Midiatização e redes digitais: os usos e as apropriações entre a dádiva e os mercados

seja, finalmente a imagem clássica de uma família sentada no

sofá olhando a TV era absolutamente minoritária. Observamos,

por exemplo, em uma casa, que a

televisão estava ligada na sala,

mas não havia ninguém na sala. As pessoas estavam em outras

peças da casa (nos quartos, na cozinha, etc.). A casa tinha uma

grande circulação de pessoas, e, quando as pessoas chegavam à

sala (com a televisão ligada), elas davam uma olhada, ficavam

alguns minutos e, em seguida, saíam. E observamos que elas es-

tavam falando sobre o que tinham visto na televisão, mas dis-

cutiam isso nos outros cômodos. Então isso foi para mim uma

revelação: ver que havia uma forma diferente de consumir a

televisão. Em seguida, nossa segunda etapa de pesquisa foi um

momento em que eu recebi críticas acerca dessa primeira etapa.

Disseram que parecia um pouco superficial ficar somente uma

noite em uma casa. Assim, eu tentei fazer a observação em três

dias seguidos (1991). Uma pesquisadora foi até uma família,

ficou três dias, chegando pela manhã e ficando até a noite. Ela

tentava observar o cotidiano dessa família e a importância da

televisão nela. Evidentemente, a primeira coisa que observei foi

que era necessário mandar uma observadora mulher, não ho-

mem, pois, em um determinado momento, o homem saía da casa

e então sua esposa e os filhos ficavam sozinhos com a observa-

dora. Então pensamos que seria melhor uma mulher do que um

homem para passar esses três dias com a família. Isso era uma

situação um pouco delicada. Só para falar de uma anedota, em

um determinado momento, a mulher decidiu ir ao seu quarto

com seus filhos, e a minha observadora não sabia o que fazer. Ela

sentou perto da porta e observou. Acentuo isso para mostrar o

lado artificial dessa situação, os limites importantes do trabalho

de observação.

Tentei, depois, passar para uma pesquisa supervisiona-

da em três anos (1992-1995). Essa pesquisa combinou, ao mes-

mo tempo, sondagem – cerca de 600 famílias – e recolhimento

de depoimentos de práticas. Nesse momento, tentei introduzir

um elemento novo no plano metodológico, em relação às minhas

abordagens de observação etnográficas, tentando me situar na

tradição dos depoimentos, dos comentários de vida. Esse tipo de

estudo foi desenvolvido na sociologia, por exemplo, para tentar