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Midiatização e redes digitais: os usos e as apropriações entre a dádiva e os mercados

capacidade prática de ser afetado e de produzir efeitos” (VIDAL,

apud PROULX, 2012a, p. 5, trad. nossa).

Portanto, não se trata mais de um processo histórico

em que a própria instituição eclesial dominante define institu-

cionalmente o quadro em que o agente social pode se expressar

ou resistir (como na definição das heresias e de suas consequen-

tes penalidades). Mais do que tal processo de individualização

por parte da instituição, cremos estar diante de um processo

de

subjetivação

e

autonomização

dos agentes sociais (PROULX,

2012b) mediante a produção pública de uma palavra autônoma

sobre o “católico”, graças a práticas de resistência e de afirma-

ção, inclusive por parte dos “sem voz”, dos “sem parte”, dos “su-

balternos”, das “periferias” sociais e eclesiais.

A circulação sociodigital, em suma, permite a visualiza-

ção da construção do “texto midiático”, ou seja, da totalidade feno-

menológica dos processos de comunicação em rede, das comple-

xas relações entre os indivíduos conectados, os coletivos de agen-

tes sociais em rede, os conteúdos, discursos e símbolos produzidos

e compartilhados, os protocolos e interfaces, que demandammais

do que uma análise meramente tecnológica ou computacional das

chamadas “redes sociais”, mas também a compreensão dos seus

complexos modos de apropriação pela sociedade. E a interface re-

ligiosa é um âmbito privilegiado para a análise desses processos.

Referências

AGAMBEN, Giorgio. O que é um dispositivo?

Outra Travessia

,

Florianópolis, n. 5, p. 9-16, 2005. Disponível em <http://

migre.me/dhjAU>.

BRAGA, José Luiz. Circuitos versus Campos Sociais. In: MATTOS,

Maria Ângela; JANOTTI JUNIOR, Jeder; JACKS, Nilda

(orgs.).

Mediação e midiatização

. Salvador: EDUFBA,

2012. p. 31-52.

BRAGA, José Luiz. O que a comunicação transforma? In: BRAGA,

J. L. et al. (orgs.).

Dez perguntas para a produção de co-

nhecimento em comunicação

. São Leopoldo: Unisinos,

2013. p. 156-171.