Midiatização e redes digitais: os usos e as apropriações entre a dádiva e os mercados
Abstract:
The paper presents an analysis of two forms of appro-
priation of the Harry Potter series by fans. In the first example,
demonstrators hold placards associating the 2013 protests in
Brazil with the plot of the story. Later, their pictures are shared
on Facebook. In the second, an international charity, Harry
Potter Alliance, promotes social campaigns based on themes
from the saga of the young wizard. Both initiatives seek some
form of intervention in the world based directly on fiction. We
discuss the situation that emphasizes the circulation of the se-
ries, understood as continuity of reception, in communication
circuits (BRAGA, 2012), and the notion of informational capital-
ism (PROULX, 2013b). These cases express fans’ empowerment
beyond playful purposes.
Keywords:
mediatization
,
Harry Potter
,
circulation
,
activism
,
circuits.
1 Introdução
Harry Potter surgiu como uma série literária de uma
autora iniciante. A britânica Joanne Rowling lançou seu primei-
ro livro,
Harry Potter and the Philosopher’s Stone,
em 1997. A
aposta da editora Bloomsbury contrariava as perspectivas de
mercado, que apontavam para um declínio nas vendas de obras
de fantasia, ainda mais se tratando de um texto para crianças
com tal extensão, 50 mil palavras (GUNELIUS, 2008).
Mas o bom índice de vendas do título inicial e dos
subsequentes demonstrou a grande capacidade da autora em
adaptar situações ficcionais ao contexto de seus jovens leitores.
Estimam-se as vendas, apenas considerando-se a língua ingle-
sa, em 450 milhões de exemplares
2
, o que qualificaria a série
como a de maior comercialização na história da literatura an-
glófona. As versões cinematográficas organizadas pelo estúdio
Warner Brothers em oito filmes igualmente obtiveram êxito de
bilheteria
3
.
2
Ver BBC NEWS, 2011, nas referências.
3
Em 2014, houve anúncio de uma nova trilogia envolvendo o enredo da série.
Animais Fantásticos e onde Habitam ganhará forma em uma versão prevista
para estreia em 2016.