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Midiatização e redes digitais: os usos e as apropriações entre a dádiva e os mercados

Tal difusão recente de uma narrativa ficcional é profun-

damente explorada dentro das redes digitais. Inicialmente, pode-

mos destacar dois fatores como relevantes no sucesso de Harry

Potter: a geração de leitores que cresceu com o desenvolvimen-

to da

internet

comercial e o próprio

marketing

online

efetuado

em cima da marca. A despeito da formação de núcleos amado-

res interessados em explorar a trama e reescrevê-la, tópico que

trabalhamos em nossa dissertação, aqui nos debruçamos sobre

uma expressão mais politizada do culto à série. Propomos uma

análise sobre como fãs desenvolvem ações políticas explorando

Harry Potter enquanto inspiração. Por ação

política

designamos

a intenção dos seus autores dentro de um contexto social, de crí-

tica e reforma. Em relação com a constituição do sujeito numa

era de midiatização, como veremos, esses posicionamentos reve-

lam um fenômeno ainda não discutido no campo comunicacional

e atraíram nossa atenção.

Neste artigo, atentamos para dois objetos que têm esse

sentido – político, em acepção ampla –, as fotos postadas por bra-

sileiros na rede de socialização Facebook e campanhas de uma

organização baseada na

internet

chamada Harry Potter Alliance.

2 Midiatização e capitalismo informacional

A incursão em tais objetos empíricos merece considera-

ções sobre a ordem comunicacional que experimentamos. A mi-

diatização da qual se fala pelo menos desde o final dos anos 1990

é um panorama que guia estudos atuais sobre a mudança da era

dos meios de comunicação de massa. Um fenômeno desse tipo

compreende tanto alterações de ordem técnica quanto as ações

no interior da sociedade.

De fato, a digitalização de que fala Proulx (2013b) está

no cerne das mudanças atuais, o que produz mutações no regime

econômico, e, assim, ela precisa ser pensada quanto a implica-

ções futuras. A mutação do capitalismo, simbiótica com a midia-

tização, alimenta igualmente uma mudança na construção das

personalidades. Os indivíduos serão aqui considerados segundo

o termo inglês

empowerment

para tratar de sua capacidade de

agir no mundo.