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Operações de midiatização: das máscaras da convergência às críticas ao tecnodeterminismo

2 Convergência

Recuperam-se algumas noções de convergência situa-

das na literatura da problemática comunicacional, especialmen-

te no contexto da midiatização em processo, ainda que alguns

dos seus formuladores reduzam a problemática da midiatização

à noção de uma palavra vaga... Em todo caso, face à importância

que tem a circulação de algumas ideias sobre a noção de conver-

gência, destacamos o ponto de vista de Jenkins sobre a questão:

“Por convergência – assinala – refiro-me ao fluxo de conteúdos

através de múltiplas plataformas de mídia, à cooperação entre

múltiplos mercados midiáticos e ao comportamento migratório

dos públicos dos meios de comunicação que vão a quase qual-

quer parte, em busca de experiências de entretenimento que

desejam” (JENKINS, 2009, p. 29). Jenkins discute os efeitos da

conjugação dos três fatores apontados acima (telecomunica-

ções, informática e audiovisual), destacando a convergência em

ato, ou seja: aspectos da ambiência em que se desenvolvem, bem

como a processualidade dos seus componentes. O autor aponta

para uma nova paisagem tecnocomunicacional na qual se esta-

beleceriam novas possibilidades de contatos entre nichos pro-

dutores e de usuários, estes últimos dinamizados pelas lógicas e

operações de acesso. Ao valorizar a dimensão do acesso, destaca

vários protagonismos, especialmente o de um sistema que di-

namiza de outra forma a atividade dos consumidores, abando-

nando-se, desta forma, a concepção de audiências, segundo uma

espera programada, algo que caracterizava seus contatos de até

então com os ‘

mass media

’. Tal modelo é marcado por uma certa

hibridez: de um lado, a crença segundo a qual a convergência

teria suas lógicas confirmadas desde que plataformas possam

acelerar fluxos. Por outro lado, aposta na ideia do acesso à reali-

dade das plataformas e imagina que a tal ingresso se resumiria o

complexo elenco de operações de apropriações que os usuários

fazem em relação à oferta midiática.

Ressonâncias de uma lógica determinística subsistem

na presente formulação. Entende-se que a disseminação da con-

vergência e dos seus efeitos resultaria apenas das respostas que

os consumidores viessem a dar e que as mesmas seriam enun-