Operações de midiatização: das máscaras da convergência às críticas ao tecnodeterminismo
2 Convergência
Recuperam-se algumas noções de convergência situa-
das na literatura da problemática comunicacional, especialmen-
te no contexto da midiatização em processo, ainda que alguns
dos seus formuladores reduzam a problemática da midiatização
à noção de uma palavra vaga... Em todo caso, face à importância
que tem a circulação de algumas ideias sobre a noção de conver-
gência, destacamos o ponto de vista de Jenkins sobre a questão:
“Por convergência – assinala – refiro-me ao fluxo de conteúdos
através de múltiplas plataformas de mídia, à cooperação entre
múltiplos mercados midiáticos e ao comportamento migratório
dos públicos dos meios de comunicação que vão a quase qual-
quer parte, em busca de experiências de entretenimento que
desejam” (JENKINS, 2009, p. 29). Jenkins discute os efeitos da
conjugação dos três fatores apontados acima (telecomunica-
ções, informática e audiovisual), destacando a convergência em
ato, ou seja: aspectos da ambiência em que se desenvolvem, bem
como a processualidade dos seus componentes. O autor aponta
para uma nova paisagem tecnocomunicacional na qual se esta-
beleceriam novas possibilidades de contatos entre nichos pro-
dutores e de usuários, estes últimos dinamizados pelas lógicas e
operações de acesso. Ao valorizar a dimensão do acesso, destaca
vários protagonismos, especialmente o de um sistema que di-
namiza de outra forma a atividade dos consumidores, abando-
nando-se, desta forma, a concepção de audiências, segundo uma
espera programada, algo que caracterizava seus contatos de até
então com os ‘
mass media
’. Tal modelo é marcado por uma certa
hibridez: de um lado, a crença segundo a qual a convergência
teria suas lógicas confirmadas desde que plataformas possam
acelerar fluxos. Por outro lado, aposta na ideia do acesso à reali-
dade das plataformas e imagina que a tal ingresso se resumiria o
complexo elenco de operações de apropriações que os usuários
fazem em relação à oferta midiática.
Ressonâncias de uma lógica determinística subsistem
na presente formulação. Entende-se que a disseminação da con-
vergência e dos seus efeitos resultaria apenas das respostas que
os consumidores viessem a dar e que as mesmas seriam enun-