Operações de midiatização: das máscaras da convergência às críticas ao tecnodeterminismo
de digitalização, analisando as estreitas relações entre o social, o
religioso e a técnica, marcadamente em plataformas sociodigitais.
Em seguida, a partir de um caso empírico de circulação de elemen-
tos do catolicismo em plataformas sociodigitais, apresentamos al-
gumas inferências sobre o papel dos “amadores” e de suas ações
de reconexão, naquilo que chamamos de dispositivos conexiais, ou
seja, uma sócio-tecno-simbolicidade comunicacional especifica-
mente contemporânea. Por fim, concluímos que surge uma nova
organização religiosa a partir das redes comunicacionais que se
constituem em plataformas sociodigitais, o que aponta para uma
autonomização crescente dos indivíduos religiosos perante as prá-
ticas e as identidades religiosas.
2 Estratégias e ações, usos e práticas: as relações
comunicacionais entre o social, o religioso e a
técnica
Para compreender o fenômeno da circulação do “católico”
nas plataformas sociodigitais, recorremos a Bernard Miège em sua
definição de
mídia
, conceito que irá, também, permear sua defini-
ção do fenômeno da midiatização, ambos bastante caros ao nosso
interesse de pesquisa. Segundo o autor, as mídias não são enten-
didas apenas como aparatos tecnológicos, mas sim como “
dispo-
sitivos sociotécnicos
e
sociossimbólicos
, baseados cada vez mais no
conjunto de técnicas (e não mais em uma única técnica, como an-
tigamente)” (MIÈGE, 2009, p. 110). Nesse contexto, as tecnologias
da informação e da comunicação propriamente ditas são apenas a
“base material das mídias” (MIÈGE, 2009, p. 111). As mídias, por-
tanto, são dispositivos
técnicos
que ganham sentido
a partir dos
usos e práticas sociais
. São
interfaces sociotécnicas
que passam a es-
tabelecer redes complexas de circulação comunicacional.
Nesse contexto, a midiatização pode ser entendida como
uma “ação das mídias”, pois aponta para “os fenômenos midiati-
zados pelo intermédio não das numerosas instâncias de media-
ção social, mas pelo intermédio de mídias no sentido específico
do conceito” (MIÈGE, 2009, p. 83). A midiatização revela aquilo
que, “nas relações interindividuais e mesmo intergrupais ou in-