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Operações de midiatização: das máscaras da convergência às críticas ao tecnodeterminismo

O “religioso” comunicacionalmente

autonomizado: as redes e a

reconstrução do “católico”

The communicationally autonomized “religious”:

The networks and the reconstruction of the

“Catholic”

Moisés Sbardelotto

1

RESUMO:

As práticas sociais no ambiente online, a partir de ló-

gicas midiáticas, complexificam hoje também o fenômeno reli-

gioso. Formam-se novas modalidades de percepção e de expres-

são do sagrado em novos ambientes de culto. Cada vez mais, o

fenômeno religioso se desloca para ambientes “públicos” – como

as plataformas sociodigitais como Facebook, Twitter, Instagram.

Neste artigo, a partir das contribuições de Bernard Miège, refle-

tiremos sobre as inovações sociotécnicas em tempos de digitali-

zação, analisando as estreitas relações entre o social, o religioso

e a técnica, marcadamente em plataformas sociodigitais. Em se-

guida, a partir de um caso empírico de circulação de elementos

do catolicismo no Facebook, apresentamos algumas inferências

1

Doutor e mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio

dos Sinos (Unisinos), na linha de pesquisa Midiatização e Processos Sociais, com

estágio doutoral na Università di Roma “La Sapienza”, na Itália. Possui graduação

em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande

do Sul (UFRGS). E-mail: m.sbar@yahoo.com.br. CV Lattes:. http://lattes.cnpq.

br/7541172349566613