Operações de midiatização: das máscaras da convergência às críticas ao tecnodeterminismo
O “religioso” comunicacionalmente
autonomizado: as redes e a
reconstrução do “católico”
The communicationally autonomized “religious”:
The networks and the reconstruction of the
“Catholic”
Moisés Sbardelotto
1
RESUMO:
As práticas sociais no ambiente online, a partir de ló-
gicas midiáticas, complexificam hoje também o fenômeno reli-
gioso. Formam-se novas modalidades de percepção e de expres-
são do sagrado em novos ambientes de culto. Cada vez mais, o
fenômeno religioso se desloca para ambientes “públicos” – como
as plataformas sociodigitais como Facebook, Twitter, Instagram.
Neste artigo, a partir das contribuições de Bernard Miège, refle-
tiremos sobre as inovações sociotécnicas em tempos de digitali-
zação, analisando as estreitas relações entre o social, o religioso
e a técnica, marcadamente em plataformas sociodigitais. Em se-
guida, a partir de um caso empírico de circulação de elementos
do catolicismo no Facebook, apresentamos algumas inferências
1
Doutor e mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio
dos Sinos (Unisinos), na linha de pesquisa Midiatização e Processos Sociais, com
estágio doutoral na Università di Roma “La Sapienza”, na Itália. Possui graduação
em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande
do Sul (UFRGS). E-mail: m.sbar@yahoo.com.br. CV Lattes:. http://lattes.cnpq.
br/7541172349566613