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Operações de midiatização: das máscaras da convergência às críticas ao tecnodeterminismo

são do sagrado em novos ambientes de culto (SBARDELOTTO,

2012). Cada vez mais, o fenômeno religioso se desloca para am-

bientes “públicos” como as plataformas sociodigitais (Facebook,

Twitter, Instagram, etc.). O “sagrado” passa a circular, fluir, deslo-

car-se nos meandros da internet por meio de uma ação não ape-

nas do âmbito da “produção” institucional religiosa, mas tam-

bémmediante uma ação comunicacional dos inúmeros “pontos”

(usuários) que compõem a

web

.

Foi o que os próprios bispos católicos reconheceram

ainda em 2012, no texto preparatório oficial para um Sínodo dos

Bispos de todo o mundo, isto é, uma assembleia da cúpula da

Igreja Católicamundial, que ocorreria emoutubro domesmo ano

sobre a “nova evangelização”. No documento, eles afirmavam:

As novas tecnologias digitais deram origem a um

verdadeiro e próprio espaço social, cujos laços são

capazes de influir sobre a sociedade e sobre a cul-

tura. Atuando na vida das pessoas, os processos

mediáticos tornados possíveis por estas tecnologias

chegam a

transformar a própria realidade

.

Intervêm

de modo incisivo na experiência das pessoas

e permi-

tem um alargamento das potencialidades humanas.

Da influência que eles exercem depende a

percep-

ção de nós mesmos, dos outros e do mundo

(SÍNODO,

2012, s/p, grifos nossos).

A Igreja, portanto, também se debruça sobre os meios de

comunicação e reconhece seu papel até mesmo na “transformação

da própria realidade”. Reconhecendo as “potencialidades” das pla-

taformas sociodigitais e de suas redes comunicacionais, o Vaticano

também reconhece que elas

não eliminam, porém, os riscos que a difusão ex-

cessiva de uma semelhante cultura já está a gerar.

Manifesta-se uma profunda

atenção egocêntrica às

necessidades individuais

. Afirma-se uma

exaltação

emotiva das relações e dos laços sociais

. Assiste-se

ao debilitamento e à perda do valor objetivo das

experiências profundamente humanas, tais como

a

reflexão e o silêncio

; observa-se uma

excessiva

afirmação do pensamento individual

. Reduz-se