Operações de midiatização: das máscaras da convergência às críticas ao tecnodeterminismo
são do sagrado em novos ambientes de culto (SBARDELOTTO,
2012). Cada vez mais, o fenômeno religioso se desloca para am-
bientes “públicos” como as plataformas sociodigitais (Facebook,
Twitter, Instagram, etc.). O “sagrado” passa a circular, fluir, deslo-
car-se nos meandros da internet por meio de uma ação não ape-
nas do âmbito da “produção” institucional religiosa, mas tam-
bémmediante uma ação comunicacional dos inúmeros “pontos”
(usuários) que compõem a
web
.
Foi o que os próprios bispos católicos reconheceram
ainda em 2012, no texto preparatório oficial para um Sínodo dos
Bispos de todo o mundo, isto é, uma assembleia da cúpula da
Igreja Católicamundial, que ocorreria emoutubro domesmo ano
sobre a “nova evangelização”. No documento, eles afirmavam:
As novas tecnologias digitais deram origem a um
verdadeiro e próprio espaço social, cujos laços são
capazes de influir sobre a sociedade e sobre a cul-
tura. Atuando na vida das pessoas, os processos
mediáticos tornados possíveis por estas tecnologias
chegam a
transformar a própria realidade
.
Intervêm
de modo incisivo na experiência das pessoas
e permi-
tem um alargamento das potencialidades humanas.
Da influência que eles exercem depende a
percep-
ção de nós mesmos, dos outros e do mundo
(SÍNODO,
2012, s/p, grifos nossos).
A Igreja, portanto, também se debruça sobre os meios de
comunicação e reconhece seu papel até mesmo na “transformação
da própria realidade”. Reconhecendo as “potencialidades” das pla-
taformas sociodigitais e de suas redes comunicacionais, o Vaticano
também reconhece que elas
não eliminam, porém, os riscos que a difusão ex-
cessiva de uma semelhante cultura já está a gerar.
Manifesta-se uma profunda
atenção egocêntrica às
necessidades individuais
. Afirma-se uma
exaltação
emotiva das relações e dos laços sociais
. Assiste-se
ao debilitamento e à perda do valor objetivo das
experiências profundamente humanas, tais como
a
reflexão e o silêncio
; observa-se uma
excessiva
afirmação do pensamento individual
. Reduz-se