Operações de midiatização: das máscaras da convergência às críticas ao tecnodeterminismo
zo. Antes, o que podemos observar, desde a ascensão dos novos
suportes de comunicação digitais e do advento da Internet como
meio de comunicação, é mais uma complementação de um mo-
delo comunicacional que já está estabilizado nas mídias surgi-
das no século XX.
O problema de considerar as TIC como novas mídias
talvez esteja no operador semântico mídia. O conceito é usado
indiscriminadamente por diversos campos sociais com os mais
diversos significados, desde os referentes aos meios de comuni-
cação, tanto os suportes materiais que lhes permitem a recepção
dos sinais (aparelhos de rádio, televisores, telefones, revistas)
como os aparatos produtivos (emissoras de TV e rádio, redações
de jornal e revista); as próprias instituições midiáticas e con-
glomerados de comunicação (Rede Globo, Grupo Record, Time
Warner, BBC); os profissionais que trabalham na produção de
conteúdos (artistas, produtores, jornalistas, apresentadores);
até os suportes para registrar e armazenar informações (CD,
DVD, pen drive, HD). Diante da diversidade de sentidos, acredi-
tamos ser produtivo para o campo da comunicação a adoção do
conceito de Miège (2009, p. 110):
De nossa parte definimos regularmente as mídias
como dispositivos sociotécnicos e sociossimbóli-
cos, baseados cada vez mais no conjunto de téc-
nicas (e não mais em uma única técnica, como
antigamente), que permite emitir e receber pro-
gramas de informação, de cultura e de entreteni-
mento, com regularidade, ou então, cada vez mais
permanentemente, no contexto de uma economia
de funcionamento que lhe é própria [...], e cuja
produção é garantida pelas organizações às espe-
cificidades marcadas [...] para destinos de públicos
cujas características estão mais ou menos estabili-
zadas [...].
Apartir da definição do que sejamídia para o autor, uma
questão emerge no momento de considerar as TIC como novas
mídias: como é feita a “programação”? Esta parece ser a questão
central a ser feita quando analisamos a emergência da tecnolo-
gia digital no cenário que antes era dominado pelas mídias ana-