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Operações de midiatização: das máscaras da convergência às críticas ao tecnodeterminismo

consolidadas pelas mídias tradicionais, como revistas impressas

e canais de TV. Através da observação dos perfis da instituição

no Facebook e no Twitter, buscamos traços daquilo que alguns

teóricos vêm chamando de “convergência”. Quais seriam as mar-

cas desta convergência? Ela se configura como um novo tipo de

comunicação?

Partimos da definição de alguns conceitos que esta-

mos utilizando, os quais, na falta de consenso entre os pesqui-

sadores brasileiros, acabam ganhando sentidos diversos e, às

vezes, conflitantes, que dissipam o entendimento. Em uma in-

terlocução com os pensamentos de Miège, materiais empíricos

são mobilizados a fim de ilustrar nossos argumentos de que

há, em parte dos estudos de comunicação, a supervalorização

de uma espécie de comunicação experimental viabilizada por

atores sociais considerados revolucionários, mas que, quando

submetida a uma análise empírica, mostra-se frágil. Apesar do

comportamento destes tecnófilos ser considerado antecipató-

rio, algumas pesquisas sérias demonstram que muitos dos casos

estudados como precursores de um novo tipo de comunicação

configuram-se como exceções e não resistem a generalizações.

Mais adequado seria admitir que ainda não temos métodos para

a “futurologia” e concentrar nossos esforços no que consegui-

mos aprender do que já se configura como observável na comu-

nicação midiatizada: uma complementaridade entre as mídias

já consolidadas e as TIC, que só se assentarão sobre as práticas

sociais na medida em que seu usos se tornarem generalizados e

estáveis ao longo do tempo.

2 As associações em rede

Há, na sociedade contemporânea, um forte discurso

social que aposta nas novas tecnologias de comunicação digital

(computadores,

tablets

,

notebooks

,

smartphones,

etc.) centradas

na troca de informações pela Internet, como determinantes para

a comunicação midiática e até para uma nova sociedade que se

circulação de uma infinidade de conteúdos diariamente e que atua na oferta de

sentidos a milhões de pessoas ao redor do globo. Disponível em: <http://press.

nationalgeographic.com/pressroom/>. Acesso em: 10 abr. 2012.