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Operações de midiatização: das máscaras da convergência às críticas ao tecnodeterminismo

lógico” ou de Régis Debray contra a videosfera,

quanto toda uma série de críticas mais fortemente

argumentadas, tais como as que desconstruíram o

profetismo afirmado de Pierre Lévy pelas tecnolo-

gias da inteligência (MIÈGE, 2009, p. 27).

Da mesma forma, as visões sociológicas sobre a co-

municação estão mais interessadas nos processos de interação

entre os atores sociais do que na comunicação midiática, o que,

a rigor, não seria o foco de nossas investigações, tendo em vis-

ta que esta problemática se constitui em questões próprias de

disciplinas como sociologia e antropologia. Fundamentar nosso

olhar somente sobre a sociabilidade e a interação pode ofuscar

o objeto da comunicação naquilo que é autêntico: os processos

midiáticos. A proposta de Miège (2009) é tentar (re)posicionar o

técnico em relação aos fundamentos sociais. Para ele, a comu-

nicação/informação não se resume às TIC, mas a reformulações

sociotécnicas. Trata-se da hipótese da dupla mediação, ou seja,

“o resultado de uma inter-relação entre o técnico e o social”.

[...] é ao mesmo tempo técnica, pois a ferramen-

ta utilizada estrutura a prática, mas a mediação é

também social, porque os motivos, as formas de

uso e o sentido atribuído à prática se alimentam

no corpo social (JOUËT

et al. apud

MIÈGE, 2009,

p. 46).

Neste artigo, nos propomos fazer uma análise crítica

dos discursos deterministas, tanto técnico quanto sociológico, à

luz das perspectivas de Miège (2009). Simultaneamente, inten-

tamos verificar como as TIC adotadas pelo grupo de comunica-

ção National Geographic

3

têm afetado os usos e práticas sociais

3

A marca National Geographic refere-se a um conglomerado midiático gigan-

tesco que, além de seu periódico oficial, a

National Geographic Magazine

, pos-

sui outras seis revistas, programas de TV, canal próprio de TV a cabo, projetos

específicos para escolas, websites, livros, DVDs, músicas, programas de rádio,

mídias interativas, perfis em redes de relacionamento como Twitter e Facebook,

YouTube, exposições e mais uma série de produtos que se renovam a cada dia,

tudo isto sob a responsabilidade de sua mantenedora, a National Geographic

Society. Não restam dúvidas, portanto, de que se trata de uma instituição midia-

tizada, operadora de diversos dispositivos comunicacionais que potencializam a