Operações de midiatização: das máscaras da convergência às críticas ao tecnodeterminismo
lógico” ou de Régis Debray contra a videosfera,
quanto toda uma série de críticas mais fortemente
argumentadas, tais como as que desconstruíram o
profetismo afirmado de Pierre Lévy pelas tecnolo-
gias da inteligência (MIÈGE, 2009, p. 27).
Da mesma forma, as visões sociológicas sobre a co-
municação estão mais interessadas nos processos de interação
entre os atores sociais do que na comunicação midiática, o que,
a rigor, não seria o foco de nossas investigações, tendo em vis-
ta que esta problemática se constitui em questões próprias de
disciplinas como sociologia e antropologia. Fundamentar nosso
olhar somente sobre a sociabilidade e a interação pode ofuscar
o objeto da comunicação naquilo que é autêntico: os processos
midiáticos. A proposta de Miège (2009) é tentar (re)posicionar o
técnico em relação aos fundamentos sociais. Para ele, a comu-
nicação/informação não se resume às TIC, mas a reformulações
sociotécnicas. Trata-se da hipótese da dupla mediação, ou seja,
“o resultado de uma inter-relação entre o técnico e o social”.
[...] é ao mesmo tempo técnica, pois a ferramen-
ta utilizada estrutura a prática, mas a mediação é
também social, porque os motivos, as formas de
uso e o sentido atribuído à prática se alimentam
no corpo social (JOUËT
et al. apud
MIÈGE, 2009,
p. 46).
Neste artigo, nos propomos fazer uma análise crítica
dos discursos deterministas, tanto técnico quanto sociológico, à
luz das perspectivas de Miège (2009). Simultaneamente, inten-
tamos verificar como as TIC adotadas pelo grupo de comunica-
ção National Geographic
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têm afetado os usos e práticas sociais
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A marca National Geographic refere-se a um conglomerado midiático gigan-
tesco que, além de seu periódico oficial, a
National Geographic Magazine
, pos-
sui outras seis revistas, programas de TV, canal próprio de TV a cabo, projetos
específicos para escolas, websites, livros, DVDs, músicas, programas de rádio,
mídias interativas, perfis em redes de relacionamento como Twitter e Facebook,
YouTube, exposições e mais uma série de produtos que se renovam a cada dia,
tudo isto sob a responsabilidade de sua mantenedora, a National Geographic
Society. Não restam dúvidas, portanto, de que se trata de uma instituição midia-
tizada, operadora de diversos dispositivos comunicacionais que potencializam a