Table of Contents Table of Contents
Previous Page  252 / 346 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 252 / 346 Next Page
Page Background

Operações de midiatização: das máscaras da convergência às críticas ao tecnodeterminismo

definição de alguns conceitos como mídia e inovação, proble-

matizamos a pregnância dos discursos tecnodeterministas e a

supervalorização de uma espécie de comunicação experimental

viabilizada por atores sociais considerados revolucionários, mas

que, quando submetida a uma análise empírica, mostra-se frágil.

As tecnologias convertidas em meios parecem estar se encami-

nhando mais para a complementação do modelo comunicativo

tradicional do que para lhe causar rupturas radicais.

PALAVRAS-CHAVE:

Midiatização. TIC. National Geographic. Dis-

positivo midiático.

ABSTRACT:

This article discusses the socio-technical foundation

of ICT in the configuration of contemporary mediated communi-

cation in the light of the thought of Bernard Miège. Based on the

definition of some concepts such as media and innovation, we

problematize the impregnation of techno-determinist discourses

and the overvaluation of a kind of experimental communication

made feasible by social actors that are considered revolutionary,

but, when it is submitted to an empirical analysis, it proves to be

fragile. The technologies converted into media seem to be mov-

ing more towards the complementation of the traditional com-

municative model than to cause radical ruptures in it.

KEYWORDS:

Mediatization. ICT. National Geographic. Media de-

vice.

1 Introdução

Contrariando um bom número de estudos realizados

no Brasil, os quais assumem as chamadas “novas mídias” (liga-

das principalmente a tecnologias digitais) como protagonistas

na realização dos processos comunicativos contemporâneos,

Bernard Miège (2009) considera que há uma certa euforia por

parte de tecnólogos, representantes da indústria e do

marketing

,

determinados atores sociais e pesquisadores de diversas áreas

(informática, economia, administração, etc., e mesmo da comuni-

cação) ao realizarem seus prognósticos, muito mais com base em

suas próprias crenças e esperanças do que na análise empírica

dos fatos.