Operações de midiatização: das máscaras da convergência às críticas ao tecnodeterminismo
definição de alguns conceitos como mídia e inovação, proble-
matizamos a pregnância dos discursos tecnodeterministas e a
supervalorização de uma espécie de comunicação experimental
viabilizada por atores sociais considerados revolucionários, mas
que, quando submetida a uma análise empírica, mostra-se frágil.
As tecnologias convertidas em meios parecem estar se encami-
nhando mais para a complementação do modelo comunicativo
tradicional do que para lhe causar rupturas radicais.
PALAVRAS-CHAVE:
Midiatização. TIC. National Geographic. Dis-
positivo midiático.
ABSTRACT:
This article discusses the socio-technical foundation
of ICT in the configuration of contemporary mediated communi-
cation in the light of the thought of Bernard Miège. Based on the
definition of some concepts such as media and innovation, we
problematize the impregnation of techno-determinist discourses
and the overvaluation of a kind of experimental communication
made feasible by social actors that are considered revolutionary,
but, when it is submitted to an empirical analysis, it proves to be
fragile. The technologies converted into media seem to be mov-
ing more towards the complementation of the traditional com-
municative model than to cause radical ruptures in it.
KEYWORDS:
Mediatization. ICT. National Geographic. Media de-
vice.
1 Introdução
Contrariando um bom número de estudos realizados
no Brasil, os quais assumem as chamadas “novas mídias” (liga-
das principalmente a tecnologias digitais) como protagonistas
na realização dos processos comunicativos contemporâneos,
Bernard Miège (2009) considera que há uma certa euforia por
parte de tecnólogos, representantes da indústria e do
marketing
,
determinados atores sociais e pesquisadores de diversas áreas
(informática, economia, administração, etc., e mesmo da comuni-
cação) ao realizarem seus prognósticos, muito mais com base em
suas próprias crenças e esperanças do que na análise empírica
dos fatos.