Operações de midiatização: das máscaras da convergência às críticas ao tecnodeterminismo
preciso encontrar soluções, portanto, para garantir a criativida-
de, como outros experimentos que atuam hoje”.
Um quarto desafio consiste em limitar a hegemonia
dos grupos que controlam os sistemas culturais e informacio-
nais antigos e novos, uma vez que cada sistema é dominado pelo
conglomerado das grandes empresas, o que evidencia ser o pro-
blema político e societário. Um quinto desafio é que, à medida
que a produção da informação transborda, hoje, nos lugares
legítimos, ela não é somente um efeito das indústrias jornalís-
ticas. Nesse sentido, Miège (2009a, p. 15) observa que “é preci-
so colocar em aplicação e definir normas deontológicas” (sobre
as escolhas dos indivíduos, quais são moralmente necessárias
e servem para nortear o que realmente deve ser feito) “que se
imponham a toda a produção profissional e a conteúdos de in-
formação”. Diz, ainda, que o problema não é confiar toda a infor-
mação aos profissionais do jornalismo (hoje, isso é difícil, é fora
de moda). Um último desafio da comunicação conforme Miège, é a
questão da diversidade informacional e cultural que se manifes-
ta de modo assimétrico diante das diferenças entre os mercados
internacionais, onde alguns países são muito mais poderosos
do que outros. E considerando que novos dispositivos podem
surgir, a tendência das TICs é reunir-se e coordenar-se com os
meios já existentes, segundo modalidades que dependerão, so-
bretudo, de estratégias dos (poderosos) grupos de comunicação
transnacionais.
3 A dupla mediação e o enraizamento social
O autor propõe a expressão “comunicação midiatiza-
da” para introduzir o papel das TICs nos processos de comuni-
cação, estabelecendo uma distinção entre ela e a comunicação
mediada. A primeira configura novos sistemas de comunicação
em que os atores são múltiplos, diversos e estratégicos a esse
novo processo, enquanto a comunicação mediada é um fenôme-
no anterior e presente na sociedade em diferentes instâncias. A
comunicação midiatizada é muito mais ampla e complexa, capaz
de configurar novos sistemas de comunicação e complexas ca-