Table of Contents Table of Contents
Previous Page  237 / 346 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 237 / 346 Next Page
Page Background

Operações de midiatização: das máscaras da convergência às críticas ao tecnodeterminismo

preciso encontrar soluções, portanto, para garantir a criativida-

de, como outros experimentos que atuam hoje”.

Um quarto desafio consiste em limitar a hegemonia

dos grupos que controlam os sistemas culturais e informacio-

nais antigos e novos, uma vez que cada sistema é dominado pelo

conglomerado das grandes empresas, o que evidencia ser o pro-

blema político e societário. Um quinto desafio é que, à medida

que a produção da informação transborda, hoje, nos lugares

legítimos, ela não é somente um efeito das indústrias jornalís-

ticas. Nesse sentido, Miège (2009a, p. 15) observa que “é preci-

so colocar em aplicação e definir normas deontológicas” (sobre

as escolhas dos indivíduos, quais são moralmente necessárias

e servem para nortear o que realmente deve ser feito) “que se

imponham a toda a produção profissional e a conteúdos de in-

formação”. Diz, ainda, que o problema não é confiar toda a infor-

mação aos profissionais do jornalismo (hoje, isso é difícil, é fora

de moda). Um último desafio da comunicação conforme Miège, é a

questão da diversidade informacional e cultural que se manifes-

ta de modo assimétrico diante das diferenças entre os mercados

internacionais, onde alguns países são muito mais poderosos

do que outros. E considerando que novos dispositivos podem

surgir, a tendência das TICs é reunir-se e coordenar-se com os

meios já existentes, segundo modalidades que dependerão, so-

bretudo, de estratégias dos (poderosos) grupos de comunicação

transnacionais.

3 A dupla mediação e o enraizamento social

O autor propõe a expressão “comunicação midiatiza-

da” para introduzir o papel das TICs nos processos de comuni-

cação, estabelecendo uma distinção entre ela e a comunicação

mediada. A primeira configura novos sistemas de comunicação

em que os atores são múltiplos, diversos e estratégicos a esse

novo processo, enquanto a comunicação mediada é um fenôme-

no anterior e presente na sociedade em diferentes instâncias. A

comunicação midiatizada é muito mais ampla e complexa, capaz

de configurar novos sistemas de comunicação e complexas ca-