Operações de midiatização: das máscaras da convergência às críticas ao tecnodeterminismo
ABSTRACT:
This article develops within a unique space located
between the line of research on mediatization and social pro-
cesses and the thought of Bernard Miège. The focus of the re-
flections is on mediatization, communication and technology in
this 21
st
century, when society, set in a digital universe provided
by technological advances, is faced with a new environment. In
it, Information and Communication Technologies (ICTs) con-
solidate and reinforce a place to be thought about around the
aspects of production, consumption and interrelation between
individuals, raising multiple problems and diverse positions.
KEYWORDS:
Bernard Miège. ICTs. Mediatization, Social pro-
cesses.
1 Introdução
Neste artigo, o foco das reflexões volta-se para o con-
texto da midiatização, comunicação e tecnologia neste século
XXI, quando a sociedade, ambientada num universo digital pro-
porcionado pelos avanços tecnológicos, estrutura-se a partir de
uma nova realidade onde tudo se une de modo complexo e cujas
interações e interconexões estabelecem uma nova ambiência.
Nela, as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) con-
solidam e reforçam um lugar a ser pensado midiaticamente em
torno dos aspectos de produção, consumo e inter-relação entre
os indivíduos, suscitando problemáticas múltiplas e posiciona-
mentos diversos.
É nesse ângulo que detemos nossa atenção, situando
brevemente elementos que ajudam a compreender o pensamen-
to de Bernard Miège nesta nova sociedade, considerando a pers-
pectiva do campo da comunicação e os estudos sobre midiatiza-
ção e processos sociais.
A abordagem de Miège é a da Economia Política da
Comunicação (EPC). Com uma visão sistêmica – e talvez justa-
mente por conta dela seja possível a articulação dialógica –, o
pesquisador ressalta a transversalidade da indústria da cultura,
a fragmentação do espaço público e o enraizamento das TICs.
Para o autor, a comunicação seria um campo de estu-
do de articulação, porque pode entrelaçar áreas como educação,
sociologia, história e, mesmo, engenharia. Trata-se de um pen-