Operações de midiatização: das máscaras da convergência às críticas ao tecnodeterminismo
7 As TICs, as novas mídias e suas novas
construções comunicacionais
Para Miège, há mutações profundas da esfera midiáti-
ca. Com isso, o que ele primeiro questiona é: o que é uma mídia?
Se lidamos com novas mídias, devemos ver o que entendemos
por mídia. Ele as define como dispositivos sociotécnicos e so-
ciossimbólicos (são dispositivos que articulam elementos mate-
riais, técnicos e conteúdos), baseados sobre um conjunto de téc-
nicas (e não apenas sobre uma técnica); com as TICs digitais o
conjunto de técnicas está se diversificando. As mídias permitem
receber programas de informação, de cultura, de entretenimen-
to. A economia de funcionamento das mídias é própria delas. As
mídias são organizações (jornal, rádio, TV, etc.) que não podem
ser confundidas com outros tipos de empresas. Podemos dizer
que as mídias instaladas têm uma base técnica.
Uma constatação: desde que as TICs digitais começa-
ram a aparecer, as informações também passaram a ser divulga-
das fora das mídias instaladas.
A informação profissional especializada também pas-
sou a utilizar, além dos meios tradicionais, os novos meios de
comunicação, comoas TICs, completando os meios anteriores. A
imprensa utiliza alguma parte da informação documentada que
é divulgada on-line, como Wikipédia, entre outros. Passa a exis-
tir uma grande oferta de informação pública disponível na web.
Há um processo de informacionalização. É nesse contexto que
surgem, também, os novos realizadores audiovisuais que produ-
zem seus vídeos e os distribuem na internet, criando um banco
de dados que pode ser pesquisado por qualquer indivíduo, in-
clusive pelos veículos oficiais de comunicação.
Quais são os critérios definidores das mídias? a) A
unicidade do dispositivo sociotécnico; cada conjunto deve ser
apresentado tendo uma base determinada; há um dispositivo
sociotécnico único; hoje a mesma mídia desenvolve a oferta de
conteúdo para uma pluralidade de dispositivos, sobretudo para
os digitais; as TVs ou rádios têm uma parte da sua oferta que
está na web TV, web radio, podcast, etc. Há um deslocamento
da mídia. b) A periodicidade: há mutações que estão ocorrendo,