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Operações de midiatização: das máscaras da convergência às críticas ao tecnodeterminismo

7 As TICs, as novas mídias e suas novas

construções comunicacionais

Para Miège, há mutações profundas da esfera midiáti-

ca. Com isso, o que ele primeiro questiona é: o que é uma mídia?

Se lidamos com novas mídias, devemos ver o que entendemos

por mídia. Ele as define como dispositivos sociotécnicos e so-

ciossimbólicos (são dispositivos que articulam elementos mate-

riais, técnicos e conteúdos), baseados sobre um conjunto de téc-

nicas (e não apenas sobre uma técnica); com as TICs digitais o

conjunto de técnicas está se diversificando. As mídias permitem

receber programas de informação, de cultura, de entretenimen-

to. A economia de funcionamento das mídias é própria delas. As

mídias são organizações (jornal, rádio, TV, etc.) que não podem

ser confundidas com outros tipos de empresas. Podemos dizer

que as mídias instaladas têm uma base técnica.

Uma constatação: desde que as TICs digitais começa-

ram a aparecer, as informações também passaram a ser divulga-

das fora das mídias instaladas.

A informação profissional especializada também pas-

sou a utilizar, além dos meios tradicionais, os novos meios de

comunicação, comoas TICs, completando os meios anteriores. A

imprensa utiliza alguma parte da informação documentada que

é divulgada on-line, como Wikipédia, entre outros. Passa a exis-

tir uma grande oferta de informação pública disponível na web.

Há um processo de informacionalização. É nesse contexto que

surgem, também, os novos realizadores audiovisuais que produ-

zem seus vídeos e os distribuem na internet, criando um banco

de dados que pode ser pesquisado por qualquer indivíduo, in-

clusive pelos veículos oficiais de comunicação.

Quais são os critérios definidores das mídias? a) A

unicidade do dispositivo sociotécnico; cada conjunto deve ser

apresentado tendo uma base determinada; há um dispositivo

sociotécnico único; hoje a mesma mídia desenvolve a oferta de

conteúdo para uma pluralidade de dispositivos, sobretudo para

os digitais; as TVs ou rádios têm uma parte da sua oferta que

está na web TV, web radio, podcast, etc. Há um deslocamento

da mídia. b) A periodicidade: há mutações que estão ocorrendo,