

Operações de midiatização: das máscaras da convergência às críticas ao tecnodeterminismo
A grande constatação que surge é: não basta apenas
dar o acesso às pessoas por meio das novas tecnologias. Acesso
não é sinônimo de participação efetiva na produção de conteú-
dos que venham a ser distribuídos e compartilhados na socieda-
de. Assim, parece-me que o acesso às tecnologias audiovisuais
não garante a todos que suas produções passem a serem vistas
por um grande número de pessoas, ou que estejam contribuindo
para a formação de um novo mercado audiovisual.
O que se destaca é a relação que passa a existir entre as
TICs digitais, os indivíduos e as novasmaneiras de produção cola-
boracional que são desenvolvidas na sociedade contemporânea.
5 A midiatização, a cooperação e o individualismo
O que entendemos por midiatização pode ser chamado
de diferentes formas: virtual, imaterial, colaboracional, coopera-
tivo. Na instância da cooperação está o relacional, o interpessoal.
Aqui as TICs podem fazer diferença, por meio de sua velocidade,
ligando e multiplicando as relações entre os indivíduos.
A percepção acerca das TICs está em constante mudan-
ça, por serem algo ainda novo e que não pode ser estudado de
forma isolada. Na atualidade, temos conhecimentos parciais so-
bre o que é produzido pelas novas ferramentas. A partir disso,
chega-se a algumas considerações:
Primeira conclusão parcial: é necessário perceber o
interesse de ligar a comunicação com a informacionalização;
não se pode isolar a comunicação virtual da informacionaliza-
ção. Isso quer dizer que as novas mídias não são puro vetor de
transmissão. Segunda conclusão parcial: a comunicação não resulta
dos usos de ferramentas simples, mas se inscreve em disposi-
tivos que fazem sistemas; uma pessoa não se pode interessar
apenas no Instagram, ou apenas no Facebook, por exemplo. É
indispensável pensar a complementaridade das ferramentas;
é importante falar em categoria de dispositivos e usuários.
Portanto, não podemos nos interessar em observar audiovisuais
isolados na sua exibição em um determinado site. Devemos ter a
consciência de que uns agem sobre os outros. Devido à facilida-