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Operações de midiatização: das máscaras da convergência às críticas ao tecnodeterminismo

tes usos cotidianos, até mesmo entre as pessoas de uma

mesma família, por exemplo.

c)

As TICs não funcionam no lugar das mídias, nem fora

delas. As TICs não se desenvolvem independentemen-

te umas das outras. Elas procuram reforçar a sinergia

e a complementaridade entre os meios. Não se pode

estudar a prática da TV na telefonia móvel sem olhar

a oferta da TV e da telefonia móvel. As relações en-

tre as mídias são muito complexas. Há uma relação de

complementaridade.

d)

Raramente encontramos nos estudos dos usos o fato de

que temos indústrias importantes por trás das técnicas.

Portanto, deve-se dar atenção à articulação da formação

dos usos sociais com as estratégias dos atores dominan-

tes das indústrias da cultura, dos meios e das comunica-

ções. Todas as TICs que se impõem surgem de concor-

rências, de mercados que têm empresas diferentes. Este

é um ponto esquecido pelos estudos dos usos nas abor-

dagens da comunicação.

Outra abordagem sobre os estudos das TICs está rela-

cionada à

teoria da inovação

de Flichy (1995). Diferentemente

da maior parte dos autores que trabalham sobre os usos, ele

diferencia quadro de funcionamento e quadro de uso. O autor

pensa que, se dois processos funcionam em paralelo durante um

certo tempo, eles vão dar origem à inovação a partir do momen-

to em que se reúne de um lado o processo de formação do qua-

dro de uso. O quadro de uso não é igual a tudo o que é proposto

pela tecnologia; ele está relacionado ao consumidor. O quadro

de funcionamento começa nos laboratórios de pesquisas tecno-

lógicas, e depois um outro quadro de funcionamento técnico se

impõe. Hoje as estratégias são muito complexas, e cada vez mais

o quadro de funcionamento integra o conteúdo.

Miège propõe uma etodologia de interdimensionalida-

de, a qual observa as TICs por aspectos diferentes, dentre elas

as atividades de recepção, apropriação e reinterpretação dos

conteúdos pelos destinatários, consumidores, usuários, as ativi-

dades de recepção e as práticas culturais. Isso está diretamente