Operações de midiatização: das máscaras da convergência às críticas ao tecnodeterminismo
compartilha, pois para ele se trata mais da socialização do que
da comunicação.
6 A técnica e a valorização dos amadores
Há na sociedade o desenvolvimento de uma midiatiza-
ção, uma comunicação gerada pelas técnicas. Assim, Miège de-
senvolve duas grandes perguntas no centro da atualidade.
Primeira questão: será que a internet favorece a de-
mocracia? Dominique Cardon (2010) responde que a internet é
mais uma possibilidade que um risco. Ela introduz transparên-
cia e permite a divulgação de opiniões privadas. As promessas
ultrapassam os limites. Cardon diz que há mais transparência
com a internet e as novas mídias do que com as anteriores. O que
ele fala tem a ver com a publicização de opiniões privadas. As
opiniões que estavam na esfera privada hoje estão numa esfera
pública. A segunda questão de Miège é: a internet (con) sagra
os amadores? Flichy diz que sim, pois permite aos indivíduos
a construção de suas identidades próprias, assim como suas
promoções por meio de suas competências. A internet sustenta
a afirmação da subjetividade, sem colocar em questão os espe-
cialistas. Há uma democratização de geração dos conteúdos. As
competências não são apenas daqueles que detêm as especia-
lidades. Na internet, as práticas favorecem os amadores. Isso é
bem percebido no desenvolvimento de vídeos realizados com a
utilização de imagens de arquivo que estão disponíveis na in-
ternet e que voltam a ser utilizadas em novos produtos audiovi-
suais. Qualquer pessoa que tenha um programa editor de vídeos
no seu computador é um potencial
videomaker
. A internet é um
canal de distribuição que potencializa a realização de audiovi-
suais por quaisquer tipos de produtores, inclusive por amado-
res. Os espectadores passam a ser realizadores. Alguns deles po-
dem estar no mesmo nível de profissionais quando seus vídeos
estão divulgados na internet.
Para as indústrias da comunicação, a web 2.0 permite
o desenvolvimento de conteúdos pelos usuários; há uma va-
lorização dos consumidores. Na atualidade, muitos trabalhos