Table of Contents Table of Contents
Previous Page  175 / 346 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 175 / 346 Next Page
Page Background

Operações de midiatização: das máscaras da convergência às críticas ao tecnodeterminismo

compartilha, pois para ele se trata mais da socialização do que

da comunicação.

6 A técnica e a valorização dos amadores

Há na sociedade o desenvolvimento de uma midiatiza-

ção, uma comunicação gerada pelas técnicas. Assim, Miège de-

senvolve duas grandes perguntas no centro da atualidade.

Primeira questão: será que a internet favorece a de-

mocracia? Dominique Cardon (2010) responde que a internet é

mais uma possibilidade que um risco. Ela introduz transparên-

cia e permite a divulgação de opiniões privadas. As promessas

ultrapassam os limites. Cardon diz que há mais transparência

com a internet e as novas mídias do que com as anteriores. O que

ele fala tem a ver com a publicização de opiniões privadas. As

opiniões que estavam na esfera privada hoje estão numa esfera

pública. A segunda questão de Miège é: a internet (con) sagra

os amadores? Flichy diz que sim, pois permite aos indivíduos

a construção de suas identidades próprias, assim como suas

promoções por meio de suas competências. A internet sustenta

a afirmação da subjetividade, sem colocar em questão os espe-

cialistas. Há uma democratização de geração dos conteúdos. As

competências não são apenas daqueles que detêm as especia-

lidades. Na internet, as práticas favorecem os amadores. Isso é

bem percebido no desenvolvimento de vídeos realizados com a

utilização de imagens de arquivo que estão disponíveis na in-

ternet e que voltam a ser utilizadas em novos produtos audiovi-

suais. Qualquer pessoa que tenha um programa editor de vídeos

no seu computador é um potencial

videomaker

. A internet é um

canal de distribuição que potencializa a realização de audiovi-

suais por quaisquer tipos de produtores, inclusive por amado-

res. Os espectadores passam a ser realizadores. Alguns deles po-

dem estar no mesmo nível de profissionais quando seus vídeos

estão divulgados na internet.

Para as indústrias da comunicação, a web 2.0 permite

o desenvolvimento de conteúdos pelos usuários; há uma va-

lorização dos consumidores. Na atualidade, muitos trabalhos