Redes digitais: um mundo para os amadores.
Novas relações entre mediadores,
mediações e midiatizações
Souza e Monteiro. Na primeira, “o estudo está centrado na for-
mação de grupos em redes sociais como reivindicação do espaço
discursivo de contraposição após 12 anos de virada à esquerda
no governo brasileiro e da constituição da blogosfera progressi-
va” (SANTOS, 2014, p. 01). É importante destacar que no resumo
o autor remete à ideia de fã ligada ao ódio, sem, porém, trazer o
conceito de antifã que parece se aplicar melhor aqui. Já na se-
gunda pesquisa, Amaral, Souza e Monteiro (2014) fazem todo
um apanhado de formas de mobilizações e ativismos, exempli-
ficando-as, entre várias, com as manifestações que aconteceram
no Brasil em 2013, nas quais foi visível a presença de fãs se uti-
lizando de seu fandom para expor suas opiniões num contexto
mais geral, através de cartazes com dizeres de um texto midiáti-
co específico ou até mesmo vestindo-se como um personagem.
É importante destacar que o ativismo de fãs é um
conceito em construção no campo dos estudos de
fãs e que tenta superar uma falsa dicotomia entre
as questões de cidadania e do entretenimento. Ele
pode ser observado como uma maneira de engaja-
mento e mobilização social muitas vezes articulado
com as relações entre fãs e celebridades em suas
ações sociais (Bennet, 2012) ou como participa-
ção política e cívica (Brough e Shresthova, 2012).
(AMARAL et al., 2014, p. 8-9).
Ainda neste primeiro eixo temático que chamamos “
as
mídias e os fãs
”, podemos encontrar estudos centrados nos
conjuntos de práticas ou produções de fãs. Na Intercom, encon-
tramos contempladas quatro práticas realizadas por fãs em seis
trabalhos:
fanzine, fan fiction, fan film
e
fansubbing.
A primeira
consiste em uma revista de fã, como a origem do nome em in-
glês sugere (
fan
+
magazine
). Esta obra pode apresentar textos,
imagens, histórias em quadrinhos e uma gama de possibilidades
estéticas e de conteúdos. Fan fiction, ou fanfic, traduzida como
“ficção de fã”, é uma história escrita por fãs. Já os fan films são
filmes realizados por fãs. E, por último, fansubbing é a prática de
legendar livremente audiovisuais. Todas elas podem ser abor-
dadas de, pelo menos, duas formas: a) a da prática em si, ob-
servando os aspectos para sua realização, como condições téc-