Redes digitais: um mundo para os amadores. Novas relações entre mediadores, mediações e midiatizações
nicas necessárias e organização do indivíduo ou grupo e espe-
cificidades; e b) a da produção em si, resultante de uma prática
de fã, observando aspectos que dizem respeito àquele produto
midiático. Resumindo, ao estudar um fan film, podemos a) nos
concentrar em como um grupo se organiza para realizá-lo, como
junta recursos (de aparelhos, de cenário, de acervo) ou b) refle-
tir sobre o filme em si de diversas formas, como, por exemplo,
analisar seu conteúdo.
Num segundo eixo temático de pesquisas sobre fãs, in-
titulado “
a cultura e o fandom
”, percebemos um aspecto cultu-
ral forte e focado no próprio fandom, entendido como o agru-
pamento de fãs. Estes estudos buscam refletir sobre questões
como a própria comunidade e identidade, como no caso de Sou-
za (2012, p. 1), cujo estudo afirma a importância de “compre-
ender o fã imerso aos outros fãs, não unicamente em virtude do
objeto de sua afeição [...] atentando para a forma como conse-
guem constituir uma cultura caracterizada por vários níveis de
participação e gerar novas identidades em suas comunidades,
os
fandoms
”. É preciso salientar que é muito fácil encontrar nesse
eixo similaridades em estudos sobre subculturas, tribos urba-
nas, culturas juvenis e afins. E mesmo pesquisas sobre fãs se uti-
lizam de alguns de seus autores e teorias. Dentre os trabalhos
em que nos focamos se destacaram: as comunidades virtuais;
os fandoms de cultura pop japonesa e celebridades musicais; as
questões de gênero, de emoção e de ódio, e da identidade e au-
tenticidade dentro do fandom, como no caso do artigo de Freire
Filho (2013):
Quais são os argumentos morais e os recursos ex-
pressivos adotados para expressar amor e ódio
pelas estrelas do
pop
internacional? Que conexões
significativas se pode estabelecer entre a comuni-
cação passional das fãs e a prevalência de certos
ideais de
autenticidade
e de
feminilidade
?
Dentre as palavras-chave encontradas destacam-se:
identidade, cultura, cultura digital, cultura dos fãs, cultura pop
japonesa/pop japonês, cultura pop, cibercultura e comunidade.