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Redes digitais: um mundo para os amadores.

Novas relações entre mediadores,

mediações e midiatizações

Apesar do questionamento sobre a vitalidade do ter-

mo cibercultura, acreditamos que ele ainda é pertinente e con-

dizente ao estudo aqui proposto. Entendemos sua mutabilidade

e suas transformações no decorrer do tempo, principalmente,

percebendo como um conceito é constantemente construído ao

longo de sua trajetória histórica. Portanto, essa nos parece mui-

to mais uma questão de entender os diferentes movimentos de

estudo que podem nascer dele. Como a cibercultura surge em

torno da popularização das tecnologias digitais e das culturas

delas derivadas, parece-nos muito mais interessante pensar,

pelo menos aqui, nos estudos das novas mídias e estudos de in-

ternet e, consequentemente, nas articulações com estudos de fãs

como suas ramificações e não separações.

Neste capítulo, entendemos a cibercultura ligada aos

conceitos antropológicos e epistemológicos de Macek (2005)

apresentados anteriormente, nos quais as novas mídias têm pa-

pel fundamental e fazem parte de um contexto maior envolven-

do aspectos sociais e culturais, além de práticas comunicacio-

nais que emergem de grupos sociais, o que é muito importante

analisar para os estudos de fãs.

7 As pesquisas sobre fãs na DT Multimídia da

Intercom

Conforme apresentado anteriormente, os primeiros

estudos sobre fãs na Intercom surgem dentro do extinto NP

TICs, em 2002, através de dois estudos sobre fanzines e

fan-

fiction. Durante seis anos, entre 2003 e 2008, não há nenhuma

produção dentro deste NP e da DT Multimídia. Entretanto, em

2009, o tema é retomado com um estudo sobre fan films (filmes

não oficiais produzidos por fãs) e outro que aborda os fãs da

cultura pop japonesa. Desde 2010, em todos os anos observa-

dos, há pelo menos um estudo que envolve fãs, sendo 2014 o ano

de maior volume de produção sobre o tema: seis trabalhos. Ao

todo são 19 trabalhos encontrados (Gráfico 3), de graduandos a

doutores, apresentados em 14 anos do Congresso. Destes, sete

correspondem a produções do Intercom Júnior.