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Redes digitais: um mundo para os amadores.

Novas relações entre mediadores,

mediações e midiatizações

Tabela 3 – Eixos temáticos das pesquisas sobre fãs no contexto da

cibercultura

Eixos

temáticos

Subtemas

As mídias e

os fãs

- iniciativas individuais ou grupais dos fãs, ou empresariais

relacionadas ao fandom, num sentido de participação/in-

teração e engajamento

- ativismo/mobilização de fãs num sentido político

- práticas de fãs: subdivididas em a) conjuntos de práticas

em si; b) produções de fãs

A cultura e o

fandom

- o fandom como comunidade

- identidade dentro do fandom

- questões de gênero

- emoção e gosto

Os dois eixos temáticos construídos a partir do que

encontramos nos trabalhos na DT Multimídia da Intercom (Ta-

bela 3) são uma primeira tentativa de entender o panorama da

produção acadêmica comunicacional sobre fãs no Brasil. É im-

portante salientar que ambos podem ser relacionados de forma

mais igualitária ou sobrepondo-se, de modo que talvez um se

destaque mais que o outro. O mesmo pode acontecer com os

subtemas: uma prática de fã pode ser estudada com a atenção

voltada para as questões de gênero, por exemplo. De forma algu-

ma os temas aqui tratados podem ser vistos como esgotados; no

entanto, essa primeira classificação permite um ponto de parti-

da para refletir sobre as pesquisas já realizadas e futuras.

8 Considerações finais

A produção científica relacionada a estudos de fãs na

Comunicação aumentou no decorrer dos últimos anos no Brasil.

Este artigo buscou apresentar um início de mapeamento sobre

o tema, tendo focado seu recorte nas pesquisas sobre comunica-

ção digital e cibercultura tendo em vista a pertinência e o cresci-

mento das mesmas.

A partir das cinco pesquisas encontradas na Compós e

dos 51 trabalhos na Intercom, foi possível chegar a algumas refle-