Redes digitais: um mundo para os amadores.
Novas relações entre mediadores,
mediações e midiatizações
Tabela 3 – Eixos temáticos das pesquisas sobre fãs no contexto da
cibercultura
Eixos
temáticos
Subtemas
As mídias e
os fãs
- iniciativas individuais ou grupais dos fãs, ou empresariais
relacionadas ao fandom, num sentido de participação/in-
teração e engajamento
- ativismo/mobilização de fãs num sentido político
- práticas de fãs: subdivididas em a) conjuntos de práticas
em si; b) produções de fãs
A cultura e o
fandom
- o fandom como comunidade
- identidade dentro do fandom
- questões de gênero
- emoção e gosto
Os dois eixos temáticos construídos a partir do que
encontramos nos trabalhos na DT Multimídia da Intercom (Ta-
bela 3) são uma primeira tentativa de entender o panorama da
produção acadêmica comunicacional sobre fãs no Brasil. É im-
portante salientar que ambos podem ser relacionados de forma
mais igualitária ou sobrepondo-se, de modo que talvez um se
destaque mais que o outro. O mesmo pode acontecer com os
subtemas: uma prática de fã pode ser estudada com a atenção
voltada para as questões de gênero, por exemplo. De forma algu-
ma os temas aqui tratados podem ser vistos como esgotados; no
entanto, essa primeira classificação permite um ponto de parti-
da para refletir sobre as pesquisas já realizadas e futuras.
8 Considerações finais
A produção científica relacionada a estudos de fãs na
Comunicação aumentou no decorrer dos últimos anos no Brasil.
Este artigo buscou apresentar um início de mapeamento sobre
o tema, tendo focado seu recorte nas pesquisas sobre comunica-
ção digital e cibercultura tendo em vista a pertinência e o cresci-
mento das mesmas.
A partir das cinco pesquisas encontradas na Compós e
dos 51 trabalhos na Intercom, foi possível chegar a algumas refle-