Redes digitais: um mundo para os amadores. Novas relações entre mediadores, mediações e midiatizações
xões acerca da produção acadêmica sobre fãs realizada no país.
Com base na coleta de dados feita a partir de alguns preceitos
da Teoria Fundamentada (TF), chegamos à construção de dois
eixos temáticos predominantes nos estudos sobre fãs realizados
no país. No primeiro, “os fãs e as mídias”, o foco está no engaja-
mento, participação e interação do fã, nas práticas e produções
de fãs; no segundo, “a cultura e o fandom”, os fãs são vistos como
comunidade, e destacam-se aspectos culturais e identitários do
fandom. Tais eixos estão intrinsecamente relacionados, assim
como subjetividades e coletividades são acionadas em seus en-
frentamentos. A escolha metodológica da Teoria Fundamentada
foi muito importante neste sentido, pois nos permitiu suscitar
questões e problematizar melhor nosso objeto de pesquisa num
primeiro movimento exploratório. Porém, os dados e reflexões
não se esgotaram ainda aqui e deverão aparecer em trabalhos
futuros. Dessa forma, a partir dessa primeira abordagem para
mapear e refletir sobre as pesquisas sobre fãs no Brasil, pode-
mos observar também a carência de estudos com diferentes
abordagens temáticas e epistemológicas. Em outros estudos de-
batemos a importância da performance de gosto na construção
da visibilidade online dos fãs (AMARAL; MONTEIRO, 2013) e
também discutimos a relação entre estudos de fãs e teorias das
materialidades (AMARAL; CARLOS, 2016), além das discussões
afetivas de cunho político-identitário específicas das audiên-
cias nacionais (AMARAL, 2016) e da cultura material (CARLOS,
2016). É preciso ainda avançar no que diz respeito a singulari-
dades teórico-metodológicas e às especificidades dos casos bra-
sileiros no contexto transcultural.
Referências
AMARAL, Adriana. Cultura pop digital brasileira: em bus-
ca de rastros político-identitários em redes.
Revista
Eco-Pós
(Online), v. 19, p. 01-22, 2016. Disponível em:
<https://revistas.ufrj.br/index.php/eco_pos/article/
view/5422>. Acesso em: 15 dez. 2016.