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Redes digitais: um mundo para os amadores.

Novas relações entre mediadores,

mediações e midiatizações

mais recente não está acessível no site do congresso, não sendo

possível compará-las. Porém, é visível uma falta de categoriza-

ção melhor para os estudos que envolvem a cibercultura e o con-

texto atual da tecnologia digital e das chamadas novas mídias.

Em realidade, este exemplo envolve uma discussão maior sobre

a qual nos debruçaremos brevemente a seguir.

Apesar de ser bastante usual, o termo “cibercultura” ge-

ralmente não contém significado explícito, como aponta Macek

(2005), embora seja voltado para assuntos mais culturais, num

sentido descritivo, analítico ou ideológico. Amaral e Montardo

(2011) explicam que o conceito vem sendo ampliado desde seu

início, nos anos 1990, e que, dada a sua natureza, ou seja, dos

fenômenos estudados, estes perpassam várias disciplinas, como

a Filosofia e as Artes, além da Comunicação e outras. Portanto, o

significado varia bastante conforme cada autor.

Para poder entender melhor as possibilidades de signi-

ficado do termo, Macek (2005) criou uma tipologia baseada em

quatro vieses básicos do conceito de cibercultura. No primeiro,

“conceitos utópicos da cibercultura”, são destacadas as Tecno-

logias da Informação (TICs) como agentes de mudança na so-

ciedade, principalmente numa perspectiva futurologística. Pier-

re Lévy e seu livro

Cibercultura

são dados como exemplo. Em

“conceitos de informação”, a cibercultura é entendida como có-

digos culturais (simbólicos) da sociedade da informação, numa

perspectiva analítica. Aqui destaca-se como representante Lev

Manovich e sua obra

The Language of New Media

. No terceiro,

“conceitos antropológicos”, cibercultura refere-se a práticas cul-

turais e estilos de vida relacionados às TICs, numa perspectiva

analítica, orientada ao estado presente e à história.

Welcome to

Cyberia: Notes on the Anthropology of Ccyberculture

, de Arturo

Escobar, exemplifica este conceito. E, por último, em “conceitos

epistemológicos”, a cibercultura é um termo para reflexão social

e antropológica a respeito das novas mídias. Lev Manovich é no-

vamente citado, porém com outra obra:

New Media from Borges

to HTML

. Além da discussão do significado de cibercultura, Fe-

linto (2011, p. 7) aponta um esgotamento do termo, assim como

sua substituição por

new media

: “Na produção em língua ingle-

sa, o número de títulos de obras contendo a palavra

cyberculture