Redes digitais: um mundo para os amadores.
Novas relações entre mediadores,
mediações e midiatizações
Quantidade
de integrantes
(julho de 2013)
Aproximadamente 7.500
Aproximadamente 750
Quantidade de
administradores
9 administradores.
6 mulheres e 3 homens.
2 administradores.
1 mulher e 1 homem.
Idades e sexo
dos ADMs
14 (m), 17 (m), 17 (m), 18 (h),
19 (h), 20 (m), 23 (m), 30 (h)
e 35 (m).
Ambos 35 anos,
aproximadamente.
Percentual
de mulheres
integrantes
74% (5.550 mulheres)
20% (150 mulheres)
Faixa etária
predominante
dos integrantes
18-24 anos
18-24 anos
Resumo sobre as
postagens
Variadas, falando da
influência dos games nos
relacionamentos afetivos,
fotos de objetos de consumo
relacionados a jogos,
vestuário. Imagens de
humor tanto sobre a cultura
gamer quanto sobre jogos
específicos. Notícias sobre o
mercado.
Maioria sobre jogos de luta
(Street Fighter), imagens
de humor e de personagens
estilizados. Parece não haver
nenhum tipo de problema
com personagens femininas
com pouca roupa e anatomia
exagerada.
Fonte: Rodrigo Oliveira (OLIVEIRA, 2014).
7 Considerações finais
Várias imagens que ilustram este texto foram retiradas
das páginas analisadas e demonstram um pouco a orientação de
cada um dos espaços. Como é possível ver no quadro, as páginas
são bastante distintas e refletem a pluralidade tanto do discur-
so feminino dentro delas quanto no próprio entendimento de
gênero apresentado aqui. A existência destas páginas, seus con-
teúdos e debates dentro das postagens evidenciam peculiarida-
des nas relações entre mulheres e o mundo dos videogames, de
modo que se fizeram necessárias mais observações e métodos
variados para se pesquisar estes objetos. As páginas analisadas
inicialmente são bastante distintas entre si e possuem um es-
pectro observável amplo, oportunizando a realização de vários
tipos de pesquisa com abordagens e perspectivas distintas.
Por um lado, há o evento de construções de identida-
de por meio de apreciação e disseminação de mensagens que