Redes digitais: um mundo para os amadores. Novas relações entre mediadores, mediações e midiatizações
possibilities, including the reconfiguration of the social network
of fans. In communicational terms, this is a new reception envi-
ronment. The knowledge of amateurs, in various fields, estab-
lishes new relations with the specialists, including the creation
of new expertise. In our perspective, these relations are found-
ing other forms of citizenship and democracy through digital
activism.
Keywords:
Amateurs. Fans. Internet. Communication. Demo-
cracy.
1 Introdução
Os amadores conquistaram a Internet. Três milhões de
blogs surgem a cada mês no mundo, e a todo minuto cem horas
de vídeo são enviadas ao YouTube pela rede. Quanto à Wikipé-
dia, ela possui quase 1 milhão de artigos em português. Esses
dados ilustram um fenômeno essencial: a web contemporânea
tornou-se o reino dos amadores.
A internet de massa do início do século XXI se distin-
gue dos meios que se desenvolveram no século anterior por uma
razão básica: os amadores ocupam nela uma posição de desta-
que. Suas produções não são mais marginais. Elas se encontram
hoje no núcleo do dispositivo de comunicação. Os amadores não
têm competências específicas nem diplomas distintivos, e, ainda
assim, sua fala tornou-se onipresente, indispensável. O objetivo
deste artigo é compreender essa mutação.
À primeira vista, essas práticas abundantes aparecem
como uma revolução de
expertise
. Graças aos instrumentos for-
necidos pela informática e pela Internet, os novos amadores
adquiriram o saber e o saber-fazer que lhes permitem rivalizar
com os
experts
. Observa-se o aparecimento de um novo tipo de
indivíduo, o
pro-am
(referente ao “profissional-amador”
2
).
Mas, de fato, se a figura do amador se tornou central
na nossa sociedade, não é porque ela vai destituir a do
expert
ou do profissional, mas porque anuncia ummovimento de outra
relevância. Os indivíduos comuns, graças a seu grau de educação
2
LEADBEATER, Charles; MILLER, Paul.
The Pro-Am Revolution:
How Enthu-
siasts are Changing our Economy and Society. London: Demos, 2004.