

Redes digitais: um mundo para os amadores. Novas relações entre mediadores, mediações e midiatizações
•
Institucionalização ou comercialização: deveriam
ser, preferencialmente, páginas criadas e adminis-
tradas por usuários comuns e sem fins lucrativos
evidentes.
Assim, seguindo estes parâmetros, foram selecionadas
duas páginas como observáveis em um primeiro momento, que
foram:
•
Garotas que jogam videogame
26
(GJV);
•
Mulheres que jogam games
27
(MJG).
Embora apenas estas páginas tenham sido seleciona-
das para observação e acompanhamento apurados, prossegui-
ram observações em outras páginas tão ou menos expressivas
que as escolhidas. Em um primeiro momento, usou-se o perfil
pessoal do pesquisador para entrar nas páginas. Embora o perfil
seja de um homem, não houve qualquer tipo de reação ou co-
mentário contrário à “entrada” em qualquer página relaciona-
da a mulheres gamers, um indício de que não haveria restrições
para a entrada de qualquer pessoa.
Alguns atributos de cada página que entraram para as
observações eram públicos, podendo ser observados por qual-
quer integrante das páginas. Foram eles:
•
Caracterização da página: imagem representativa,
foto de capa, mensagem inicial e/ou descrição da
página.
•
Faixa etária média dos integrantes da página.
•
Tipos de postagens, quantidade de postagens.
•
Conteúdos da linha do tempo e álbuns de fotos das
páginas.
•
Usuários comentaristas, curtidores,
compartilhadores.
Por mais que a análise das páginas pudesse ser feita
apenas com uma observação das mensagens e interações entre
os usuários, tentou-se realizar interações comos administradores
26 Disponível em: <https://www.facebook.com/GarotasQueJogamVideoGame>.
Acesso em: 20 fev. 2014.
27 Disponível em: <https://www.facebook.com/GrupoDasLadyStreetFighterAe>.
Acesso em: 20 fev. 2014.