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Redes digitais: um mundo para os amadores. Novas relações entre mediadores, mediações e midiatizações

Institucionalização ou comercialização: deveriam

ser, preferencialmente, páginas criadas e adminis-

tradas por usuários comuns e sem fins lucrativos

evidentes.

Assim, seguindo estes parâmetros, foram selecionadas

duas páginas como observáveis em um primeiro momento, que

foram:

Garotas que jogam videogame

26

(GJV);

Mulheres que jogam games

27

(MJG).

Embora apenas estas páginas tenham sido seleciona-

das para observação e acompanhamento apurados, prossegui-

ram observações em outras páginas tão ou menos expressivas

que as escolhidas. Em um primeiro momento, usou-se o perfil

pessoal do pesquisador para entrar nas páginas. Embora o perfil

seja de um homem, não houve qualquer tipo de reação ou co-

mentário contrário à “entrada” em qualquer página relaciona-

da a mulheres gamers, um indício de que não haveria restrições

para a entrada de qualquer pessoa.

Alguns atributos de cada página que entraram para as

observações eram públicos, podendo ser observados por qual-

quer integrante das páginas. Foram eles:

Caracterização da página: imagem representativa,

foto de capa, mensagem inicial e/ou descrição da

página.

Faixa etária média dos integrantes da página.

Tipos de postagens, quantidade de postagens.

Conteúdos da linha do tempo e álbuns de fotos das

páginas.

Usuários comentaristas, curtidores,

compartilhadores.

Por mais que a análise das páginas pudesse ser feita

apenas com uma observação das mensagens e interações entre

os usuários, tentou-se realizar interações comos administradores

26 Disponível em: <https://www.facebook.com/GarotasQueJogamVideoGame>.

Acesso em: 20 fev. 2014.

27 Disponível em: <https://www.facebook.com/GrupoDasLadyStreetFighterAe>.

Acesso em: 20 fev. 2014.