Redes digitais: um mundo para os amadores. Novas relações entre mediadores, mediações e midiatizações
des. Praticamente metade da população mundial tem acesso à
Internet (o que não significa que tenhamos superado questões
absolutamente básicas como a miséria e o direito à moradia,
por exemplo). A civilização do novo milênio vive mergulhada
nas Tecnologias de Informaço e Comunicaço – TICs, gerando
milhares de imagens digitais diariamente. Em nenhum outro
momento da história foi tão acessível, tecnicamente, produzir
imagens na proporção em que são veiculadas nos dias atuais.
Os limiares dicotômicos que marcaram o século XX – alta e baixa
cultura, real e imaginário, belo e feio, certo e errado –, no século
XXI são menos nítidos. Vivemos a era das incertezas. A interse-
ção de inúmeras variantes e linhas de fuga forma o rizoma em
que as identidades atuais são apresentadas. O espaço/tempo
em que a construção de si se atualiza não está somente nos mo-
dos de agir dos sujeitos no mundo tátil, mas também nos modos
simbólicos de agir no espaço digital. Isto significa, entre outras
coisas, que as identidades individuais não mais se reduzem a um
único modo de ser (o que talvez jamais tenha ocorrido, apesar
das “certezas” da razão moderna).
A construção do “eu digital” por meio de imagens técni-
cas nas comunidades on-line é menos a linha de chegada de um
processo sociocultural que converge às TICs e mais um ponto de
partida para pensarmos a construção de uma outra racionalida-
de (não totalmente nova) que foi subexplorada em detrimento
da linear. Há muito que se avançar nos estudos em Comunicaço,
principalmente no que concerne a novas formas de análises
das imagens. Há, todavia, indícios de que o campo pode dar re-
levante contribuição à sociologia e até mesmo à filosofia para
compreendermos os paradigmas sociais emergentes. O esforço
deste estudo foi justamente esse, de propor olhares não dogmá-
ticos sobre práticas dos amadores na
web
, sobretudo no que diz
respeito à construção do “eu digital”, em perspectiva com auto-
res que se debruçam sobre as problemáticas do audiovisual no
mundo contemporâneo.