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serviços que focam principalmente a produção de fertilizantes. Por fim, o composto tem uma
alta aceitação pelos produtores rurais locais(Onduru, 2009).
Novamente citando Onduru (2009, p.01):
A produção de alimentos também diminuiu no passado recente com a maioria dos
agricultores que não conseguem produzir alimentos suficientes, portanto, resultando
em insegurança alimentar em muitas partes do país. Transformar RS da cidade em
produtos úteis como adubo, ração animal e biogás [...] seria, em parte, contribuição
para a solução dos problemas dos RS da cidade, aumento à acessibilidade aos
fertilizantes orgânicos e alimentos para animais e, assim, contribuindo para a
segurança alimentar, e gerando renda para vários atores.
Como se nota, RS orgânicos têm um potencial de gerar outros produtos igualmente
importantes para a sociedade local, além de composto, como o biogás e ração animal.O
composto pode ter como finalidade, inclusive, a recuperação de áreas verdes municipais
degradadas, muitas vezes pela própria disposição ilegal de lixo. Em face dos problemas
enfrentados pelos locais de compostagem, pode-se incluir os espaços apropriados para instalar
novos postos ou expandir os já existentes. Embora muitos postos sejam reconhecidos pelo
CCN, outros acontecem de forma não legalizada, geralmente em locais pobres, podendo
sofrer notificações por parte da administração municipal. Os financiamentos muitas vezes
inexistem ou são insuficientes, mas muitas composteiras comunitárias mantêm-se por taxas,
contribuições e doações. A venda do composto parece ainda ser o que sustenta o andamento
das atividades (Onduru, 2009).
4 - NOVA IORQUE (Estados Unidos)
Um dos principais centros financeiros dos Estados Unidos e do mundo, esta metrópole
tem pouco mais de 8 milhões de habitantes, sendo que um terço de seus habitantes são
imigrantes. A gestão dos RS em Nova Iorque está sob responsabilidade do Departamento de
Saneamento (NYC
Department of Sanitation
–
DSNY), cujas informações constantes no
NYC
Community Composting Report
–
2014 apoiaram o panorama traçado abaixo.
Em 2013 o governo municipal, através da Lei Local 77, solicitou ao DSNY que
desenvolvesse estratégias para lidar com os RS orgânicos da cidade. A análise gravimétrica
do lixo nova-iorquino mostrou que 31% dos RSeram passíveis de compostagem, justificando
ações em prol do manejo adequado e sustentável dessa fração. O DSNY trabalha no projeto
de compostagem em três escalas: em nível municipal, em comunidades e bairros e a
compostagem caseira.Em nível municipal, o projeto foi iniciado em 2012 e atende a
residências, escolas e algumas poucas agências e instituições coletando também matéria
orgânica proveniente de podas e do paisagismo privado. O produto é vendido ou doado para
parques, jardins comunitários ou fazendas urbanas (
urban farms
). Pensa-se também em
ampliar o tratamento da matéria orgânica investindo na produção de energia via produção de
biogás. No sítio do Departamento de Saneamento
2
é possível encontrar outras informações
sobre coleta, abrangência e tratamentos dos RS, incluindo-se dados sobre os orgânicos.
A compostagem realizada nas comunidades e a caseira, na verdade, data de 1993
quando o
NYC Compost Project
(NYCCP) usou desta tecnologia para prover educação
ambiental e melhorar gestão dosRS orgânicos (restos de alimentos e de jardinagem) juntos às
comunidades. O composto é doado para os projetos verdes da cidade. O NYCCP entendeu
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http://www1.nyc.gov/site/dsny/index.page17