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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 4 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO DO CAMPO:

RESISTÊNCIA E CONSTRUÇÃO DE ALTERNATIVAS

participantes até a nossa primeira experiência, no formato

de um projeto-piloto.

Partindo de princípios como a valorização da dignida-

de humana e, com o foco na educação, no ano de 2007 a

Capitania dos Portos do Rio Grande do Sul (CPRS) lançou-se

em direção a um novo desafio. Desta forma, foi em busca

de uma parceria com a Instituição de Ensino Superior local,

neste caso a Universidade Federal do Rio Grande (FURG),

para a criação de uma modalidade de ensino a qual permi-

tisse, através de características próprias, a inserção e a per-

manência da população das zonas rurais de Rio Grande, em

específico os pescadores artesanais. Esta nova modalidade

de ensino deveria abarcar todas as concepções de uma edu-

cação libertadora, a qual instigasse aos estudantes a busca

pela sua autonomia e protagonismo, enquanto sujeito his-

tórico, pertencente às comunidades tradicionais de pesca.

Na continuidade, a FURG apresentou tal iniciativa aos

seus acadêmicos licenciandos que, por sua vez, voluntaria-

ram-se para participar das ações educativas propostas pela

universidade. A participação dos educadores voluntários

ocorreu por meio de suas práticas mediadoras durante os

encontros (relacionando o educador voluntário ao seu cam-

po de saber) junto aos moradores da Colônia de Pescadores

Z-1, situada em Rio Grande.

Logo após este primeiro contato com a Universidade,

outros órgãos interessaram-se pela proposta do Projeto, o

qual passou a contar com o apoio da Secretaria Municipal

da Educação (SMED), Secretaria Municipal da Pesca (SMP),

Secretaria da Educação do Estado-RS (18ª CRE) e a Colônia

de Pescadores Z1. Com o foco no compartilhamento de ta-

refas e responsabilidades entre os integrantes do Projeto,

tornou-se possível oficializar a Educação de Jovens e Adul-

tos (EJA) junto às comunidades rurais pesqueiras da Torota-

ma e Ilha dos Marinheiros.

Sendo assim, durante as primeiras reuniões de organi-

zação, foi dada ênfase as possibilidades de melhorias da vida

dos estudantes, principalmente no que tange a sua autoesti-