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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 4 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO DO CAMPO:

RESISTÊNCIA E CONSTRUÇÃO DE ALTERNATIVAS

Após a coleta do número de prováveis participantes,

classificados neste momento por comunidades pesqueiras,

definiu-se que a primeira comunidade a ser contemplada

seria a da Torotama, devido ao seu maior número de inte-

ressados. Nesta fase inicial foi proposto um modelo de “pro-

jeto piloto” com a participação de 16 (dezesseis) estudantes,

sendo que em breve seriam contempladas a comunidade da

Ilha dos Marinheiros e mais tarde a comunidade da Capilha.

O SUJEITO AUTÔNOMO: A IMPORTÂNCIA DA LUTAR

POR SEUS DIREITOS

De acordo com Brandão, a Educação Popular possi-

bilita a partilha de conhecimentos e valores, que ajudam o

educando a ser crítico, criativo, solidário e participante de

uma educação cidadã.

Trabalhar com a EJA como Educação Popular é sim,

como enfatizava Freire, respeitar o conhecimento de mundo

do jovem e do adulto. É ainda, mostrar a eles que todos têm

capacidade de buscar a sua criticidade. Neste movimento, é

necessário questionar as situações postas pela sociedade e,

ainda, seguir em direção a novos conhecimentos, não limi-

tando-se ao que se “aprende” na escola.

As comunidades da Torotama, Ilha dos Marinheiros

e Capilha, fazem parte do município do Rio Grande, des-

ta forma a responsabilidade pela educação fica a cargo da

Prefeitura municipal e da 18ª Coordenadoria de Ensino do

RS. Estas localidades contam com poucas escolas de Ensino

Fundamental. A exemplo, na comunidade da Torotama exis-

te apenas uma escola, a qual atende todas as crianças da

região. Ou seja, após a conclusão do Ensino Fundamental,

para dar continuidade aos seus estudos, os jovens necessi-

tam sair da sua localidade.

Ainda em relação com a comunidade da Torotama, as

escolas mais próximas estão situadas na Vila da Quinta e no

Povo Novo, o que demanda um deslocamento desgastante

pelas estradas de chão que ligam o campo à cidade, que

muitas vezes é dificultado pelo mau tempo, o que infeliz-