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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 4 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO DO CAMPO:

RESISTÊNCIA E CONSTRUÇÃO DE ALTERNATIVAS

tivo frente à sociedade de classes, justificando, in-

clusive, o embate no seu interior pela disputa desse

saber. (VALE, 2001, p. 18)

Isto aconteceu com os educandos do Projeto após

retomarem os seus estudos. Sua autoestima elevou-se visi-

velmente por conta da importância que o retorno a escola

passou a ter na vida deles. Hoje, eles sentem-se preparados

para desenvolver um número maior de atividades cotidia-

nas, o que antes de estarem inseridos numa sala de aula não

se sentiam capazes, como por exemplo a luta pelos seus

direitos.

Citamos um exemplo ocorrido ao longo do ano de

2011, com as pescadoras da cidade do Rio Grande, as quais

sempre tiveram o direito de receber um seguro desemprego

durante o período de defeso, em que não é permitida a pes-

ca. Neste ano, tal benefício foi negado impossibilitando o

sustento de suas famílias e, ao invés de ficarem indiferentes

a tal situação, essas mulheres foram atrás dos seus direi-

tos. Muitas das envolvidas no manifesto em um ato público

eram estudantes do Projeto Educação para Pescadores.

Este foi um momento de grande orgulho para todos

os educadores do Projeto que viram suas educandas dan-

do entrevistas aos jornais e programas de rádio e TV locais,

com discursos, ideais e objetivos bem definidos, com con-

vicção, autoestima, empoderamento e muita determinação.

Ainda sobre o reflexo da educação nos jovens e adul-

tos que retomam seus estudos, podemos citar:

A educação de adultos visa a atuar sobre as mas-

sas para que estas, pela elevação de seu padrão de

cultura, produzam representantes mais capacita-

dos para influir socialmente. Seria atitude ingênua

acreditar que basta instruir os elementos mais des-

tacados, supondo que estes irão depois modificar

a massa. Em verdade, o caminho assinalado pela

consciência crítica é o oposto. Não é o homem que

se eleva que eleva consigo o mundo, e sim o mun-

do que se eleva que eleva consigo o homem. (PIN-

TO, 2005, p. 83-84)