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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

519

EIXO 4 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO DO CAMPO:

RESISTÊNCIA E CONSTRUÇÃO DE ALTERNATIVAS

Tabela 02- Concluintes no Projeto Educação para Pescadores

Concluintes

Ensino

Fundamental

Ensino Médio

Torotama

138

111

Ilha dos

Marinheiros

49

38

Capilha

11

-

Total

198

149

Fonte: Pesquisa realizada pelos parceiros.

Neste momento, é importante destacar a chegada do

Projeto Educação para Pescadores na Comunidade da Ca-

pilha no ano de 2013. Também situada no município de Rio

Grande, a 70 quilômetros da zona urbana da cidade, esta

comunidade é formada por pescadores. Mas antes de ir para

este novo contexto foi necessário repensar o Projeto, devido

às características e demandas desta comunidade serem di-

ferentes das demais comunidades de atuação.

O projeto hoje tem uma visibilidade regional, estadual

e nacional. O Projeto serviu de referência para a constru-

ção do Plano Nacional da Educação da Pesca e Aquicultura

(PNEPA) e para a criação de uma escola da rede municipal

de ensino da cidade do Rio Grande, a Escola Municipal de

Educação de Jovens e Adultos Paulo Freire.

Cabe ressaltar a importância de respeitar o período

de pesca, ou seja, as aulas ocorrerem apenas no período em

que os pescadores não estão em atividade, devido à proi-

bição da pesca na Laguna dos Patos. Isto propiciou que os

nossos índices de evasão fossem muito baixos em compa-

ração as turmas de EJA das escolas da rede municipal de

ensino de Rio Grande. Alcançamos a taxa máxima de 10%

de evasão em uma turma, causada principalmente devido à

dificuldade de deslocamento.

Outro dado relevante é que muitos dos nossos edu-

candos que concluíram o Ensino Fundamental ou aque-

les que estavam cursando a primeira totalidade do Ensino