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EIXO 4 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO DO CAMPO: RESISTÊNCIA E CONSTRUÇÃO DE ALTERNATIVAS

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

ra que lhe é identitária, permeada de significados próprios,

memória, conhecimento, trabalho, práticas, costumes, polí-

tica, manifestações artísticas, identidades históricas e a pró-

pria historicidade. Significação coletiva transmitida cotidia-

namente em sua intersubjetividade. Encontro. Construção

histórica coletiva. Absorvidas no jeito de ser, viver, conver-

sar, trabalhar, caminhar, sorrir...

Um currículo gestado a partir dos temas geradores,

refletindo suas especificidades, se propõe a refletir quan-

to aos aspectos supracitados, compreendendo o Campo e

toda sua singularidade, sua pluralidade, sua materialidade,

suas contradições, suas lutas e relações, que produzem e

reproduzem cultura, tecendo o currículo no cotidiano:

É que, no momento em que os indivíduos, atuando

refletindo, são capazes

de

perceber

o

condiciona-

mento

de

sua

percepção

pela

estrutura em que se

encontram, sua percepção começa a mudar, embo-

ra isto não signifique ainda a mudança da estrutura.

É algo importante perceber que a realidade social é

transformável; que feita por homens, pelos homens

pode

ser

mudada;

que

não

é

algo

intocável,

um

fado,

uma

sina, diante de que só houvesse um ca-

minho: a acomodação a ela. É algo importante que

a percepção ingênua da realidade vá cedendo seu

lugar a uma percepção que é capaz de perceber-se;

que o fatalismo vá sendo substituído por uma críti-

ca esperança que pode mover os indivíduos a uma

cada vez mais concreta ação em favor da mudança

radical da sociedade. (FREIRE, 1979, p

40).

O currículo pode se constituir como parte de expres-

são material deste contexto, manifestação de uma rede de

pessoas que tem seu próprio jeito de representar o seu modo

de viver, trabalhar, conhecer e entender o mundo. Não se

trata, portanto, de localizá-lo à margem de um determina-

do sistema social e educativo. Pode representar, a expressão

que se desenvolve, para o qual se planeja, os fins a que se

dedica socialmente. Parte de uma realidade, de uma prática

educativa para os povos que historicamente foi sufocada,

negada, oprimida: