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EIXO 4 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO DO CAMPO: RESISTÊNCIA E CONSTRUÇÃO DE ALTERNATIVAS

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

Este pensamento apresentado vem ao encontro do

que estamos tratando neste trabalho, pois Pinto (2005) afir-

ma que com mais cultura a sociedade acaba gerando cida-

dãos mais críticos e capacitados para a convivência, com os

demais membros da sociedade na qual está inserido.

Quando visamos trabalhar com os temas geradores,

estamos partindo da ideia de que os estudantes são o cen-

tro do processo educacional, bem como, ao falarmos em

temas geradores estaremos utilizando como ponto de par-

tida a relação dialógica, embasados nas reflexões de Frei-

re, quando ele nos diz que “é na realidade mediatizadora,

na consciência que dela tenhamos educadores do povo,

que iremos buscar o conteúdo programático da educação”

(FREIRE, 1987, p. 50)

A proposta de Freire parte da fala dos estudantes, ex-

traindo das conversas e problematizações realizadas nos en-

contros, os temas geradores que desencadeam os conceitos

a serem abordados.

Ainda de acordo com FREIRE (1987)

Estes temas se chamam geradores porque, qual-

quer que seja a natureza de sua compreensão

como a ação por eles provocada, contém em si a

possibilidade de desdobrar-se em outros tantos te-

mas que, por sua vez, provocam novas tarefas que

devem cumpridas”. (p. 53)

CONTRIBUIÇÕES DO PROJETO PARA UMA SOCIEDADE

MAIS IGUALITÁRIA

Desde a sua criação no ano de 2008 até o momento, já

formamos cerca de 198 educandos no Ensino Fundamental

e 149 no Ensino Médio, conforme ilustrado na Tabela 02.

Com isto, muitos pescadores já obtiveram melhorias em

suas práticas profissionais e também uma maior participa-

ção na vida escolar dos seus filhos. Sem falar na autonomia

e no crescimento cultural ligado diretamente à valorização

das suas culturas e das suas comunidades.