Table of Contents Table of Contents
Previous Page  512 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 512 / 2428 Next Page
Page Background

512

EIXO 4 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO DO CAMPO: RESISTÊNCIA E CONSTRUÇÃO DE ALTERNATIVAS

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

Conforme Pedroso (1999, p. 9), que destaca a relevân-

cia de conhecer a sua origem, dizendo que:

Quem não vive as próprias raízes não tem sentido

de vida. O futuro nasce do passado, que não deve

ser cultuado como mera recordação e sim ser usa-

do para o crescimento no presente, em direção ao

futuro. Nós não precisamos ser conservadores, nem

devemos estar presos ao passado. Mas precisamos

ser legítimos e só as raízes nos dão legitimidade.

Assim, podemos compreender que para um povo é

importante conhecer as suas raízes, bem como valorizá-las

e transmiti-las aos seus descendentes, para que não se per-

cam, através das gerações, as suas características, costumes

e sabedorias.

Da mesma maneira, existe a necessidade da valoriza-

ção histórica de determinado povo, fato ou existência. É a

história que resgata, re-organiza e narra os acontecimentos

passados para as gerações atuais. Com isto, a sociedade irá

dispor de ferramentas para manter nítidos em sua memória

os caminhos que foram trilhados.

A partir destes pensamentos, entendemos a necessi-

dade de manter viva a história de ações que vieram a so-

mar na luta por uma sociedade mais igualitária e, com mais

oportunidades de emancipação dos sujeitos oprimidos pelas

desigualdades sociais. Para isto, propomos neste trabalho um

breve resgate histórico, de um projeto que foi e ainda é sig-

nificativo na vida de muitos sujeitos pertencentes a comuni-

dades rurais do município do Rio Grande, Rio Grande do Sul.

Este trabalho tem a missão de narrar como surgiu o

Projeto Educação para Pescadores e quais foram as suas con-

tribuições sociais ao longo dos seus dez anos de existência.

A EDUCAÇÃO VOLTADA AOS PESCADORES: COMO

TUDO COMEÇOU

Seguindo neste pensamento do resgate da historici-

dade do Projeto, começaremos narrando a sua concepção

inicial, trazendo desde a pesquisa sobre os seus possíveis