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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

1821

EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

PERCEPÇÕES, APRENDÊNCIAS, FIAÇÕES CONTÍNUAS SE

PRODUZINDO

A primeira obra publicada por Freitas (2001), intitulada

Pedagogia da Conscientização – um legado de Paulo Freire

à formação de professores, pousa e se assenta em um olhar

reflexivo radicalizado sobre a produção teórica de Freire, em

especial na década de 90, discutindo producentemente o

desafio da reinvenção da escola na década de 90, trazendo à

luz três portais cognoscentes freireanos: a esperança como

dimensão política, a curiosidade como dimensão epistemo-

lógica e a alegria como dimensão estética. Pela organicidade

dessas três dimensões, discute a formação, conscientização

e reinvenção da escola na perspectiva da gestão democrá-

tica como uma relação em permanente construção, atra-

vessada pela práxis educativa libertadora e o pensamento

e identidade do educador e educadora progressistas, pela

professoralidade e profissionalização docente.

O modo como Freitas produz essa escrita organiza-

-se pela prática da

rigorosidade metódica

(FREIRE, 1997) em

si mesma, que expressa-se pelo primeiro saber necessário

à prática educativa (STRECK, 2010), assim como abraça os

processos de disciplina e esforços nas leituras, releituras,

compreensões, interpretações e anúncios da obra freireana,

cuidando nos modos de fazer esse anúncio, colocando-se

junto aos processos de denúncia freireana, observando os

inéditos-viáveis de cada texto, de cada dito, de Freire e por

Freire. Como Freire aborda os objetos em estudo de muitos

ângulos, como uma didática singular, para facilitar as com-

preensões de quem o lê, Freitas (2001, 2014) desfia, ainda

mais, cada um desses ângulos, trazendo novos elementos

para serem pensados, detalhamentos de como haveria de

ter se dado àquela menção de Freire, a historicidade do que

está sendo dito, informações bibliográficas abundantes, da-

tações, riqueza de detalhes, que fazem a matéria freireana

se desfiar e fiar outros saberes e problematizações. Nesse

processo, experimenta-se um ler deleitoso, uma leitura de-

leite, uma profundidade do que se está buscando.