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1820

EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

compartilhar, no sentido de produzir efeito de encontro com

possibilidades de mudanças e transformações, com quem é

partilhado e repartido. Pois é do lugar desse olhar de par-

tilha, que se deseja fazer algumas reflexões das fiações da

obra intitulada

Pedagogia da Conscientização – um legado de

Paulo Freire à formação de professores

(FREITAS, 2001) oriun-

da de sua dissertação de Mestrado/ PUCRS e publicada pela

EDIPUCRS, como um primeiro movimento. Em um segundo

movimento, deseja-se deslizar pelas fiações do livro-convite,

intitulado Leituras de Paulo Freire – uma trilogia de referência,

publicado em 2014, pela Editora Méritos, destacando o com-

promisso de desfiar obras de Freire em potencial de leituras.

Em um movimento entrelaçado, pensar a fiação de sua es-

crita, constituindo alguns olhares atenciosamente necessários

para essas produções, de modo concreto.

Para tanto, o primeiro movimento elencará alguns ele-

mentos vitais entrelaçados do desejo de expansão da maté-

ria freireana que existe, fiando com o segundo movimento

que é o da gênese da escrita de Freitas (2001, 2014), o qual

se importa em produzir a defesa da leitura de Freire, como

movimento de luta de afirmação desse pensamento no sul

do Brasil. Esses movimentos derivam de estudos, leituras e

problematizações das escritas e pensamentações sobre suas

duas obras, aqui compartilhadas, como recorte teórico de

uma produção mais ampla que estamos a construir no gru-

po de estudos em Bioantropoiética, o qual tem constituído

Círculos de Cultura Freireanos

assim como

Poiéticas do en-

tardecer ao anoitecer

, em encontros mensais e quinzenais,

respectivamente, com educadores e educadoras, no Espaço

Poiesis. As duas obras de Freitas, já citadas, têm sido objetos

de estudos em duas dimensões: a primeira dimensão dá-

-se na tentativa de apreender Freire, a segunda dimensão,

em compreender Freire pela fiação e desfiação que Freitas

produz, em suas escritas, as quais constituem-se como uma

mediadora intelectual que, primando pela gênese freireana,

fia e desfia sua escrita sobre a de Freire em modo cognos-

cente problematizador e nutridor de ideias.