Table of Contents Table of Contents
Previous Page  1818 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 1818 / 2428 Next Page
Page Background

1818

EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

por aberturas cognoscentes e políticas, aproximações cientí-

ficas, filiações ou alinhamentos, as pesquisas se expandem e

se abrem a novas possiblidades, já que a natureza do olhar,

em si mesmo, é para ler mundos. Os exercícios de aproxi-

mações autorais produzem novas reflexões e conhecimen-

tos. De fato, esses movimentos conferem uma expansão

de olhares sobre um conjunto de autores e autoras e seus

pensamentos, porém o risco de sobrevoos sobre cada um,

impedindo ou obstaculizando o aprofundamento de cada

pensamento autoral existe, é real. Percebe-se que a escrita

de Ana Lúcia Souza de Freitas, com toda a sua complexida-

de e identidade autoral permanece em águas freireanas de

base e, por essas águas, busca outras autorias identificadas

para marejarem juntas – essa foi sua escolha e esse é o seu

propósito em vida autoral. Por essa diferença, o grupo de

estudos escolheu, pela matriz freireana, suas duas obras pu-

blicadas como objeto de estudo, para o biênio 2018-2019.

MODO PENSADO PARA PENSAR UMA VIDA AUTORAL

FEMININA ATRAVESSADA PELA VASTIDÃO DA OBRA

FREIREANA

Nesse modo de se movimentar, a Poiesis, enquan-

to grupo de estudos, observa essa autora na fiação de sua

escrita, por um processo de desfiação da escrita de Freire.

Pelas leituras que têm sido feitas em modo de estudos e

problematizações, percebe-se um modo rigorosamente me-

tódico, o qual desfia cada ideia de Freire, situando logo o

leitor sobre o que está sendo dito, de modo mais detalhado

- desfiado, mas que já produz uma nova fiação. Desse modo,

vai ampliando o olhar de quem lê, a partir de multiarticula-

ções, produzindo um processo de fiação e desfiação contí-

nuas ou entrelaçadas, que não passa desapercebido a uma

leitura orientada pela atenção plena, como tem sido a desse

grupo de estudos.

Nina Veiga, em sua tese de doutorado (2015), trata

o “fiar a escrita” como um dos mais potentes conceitos da

escrita. Diz ela: