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1822

EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

Esse movimento de

fiar

, produz um

co-fiar

– o leitor,

as leitoras ficam desejantes de se atravessar naquela trama.

Ao mesmo tempo, quem lê Freitas passa a

confiar

em seu

modo de

fiar.

Uma fi-ança se estabelece, e uma

com-fiança

se origina – alguém que lê e vive tanto Freire, de corpo e voz

inteiros, que dá para confiar em sua tradução freireana. Em

seu processo metódico rigoroso, Freitas constrói com que a

lê, uma

aliança

marcada por uma

confiança

. Uma tradução

de Freire

transcriadora

arriscaremos, que ao mesmo tem-

po fideliza sua escritura e desfia essa escritura, acessando

as historicidades mais refinadas e partilhando esses aces-

sos, de modo verdadeiro, respeitoso, cuidadoso, amoroso, o

que surge como escrita-leitura confiáveis, o que se mostra

à altura do autor por ela trabalhado como referência teórica

central (ABRAHÃO, 2001, in Apresentação).

A escrita da autora na obra Leituras de Paulo Freire

– uma trilogia de referência (FREITAS, 2014) é produzida

por uma paixão declarada pela obra freireana que dese-

ja expandir-se, enquanto paixão e reconhecimento dessa

importância, como um bem, uma relíquia, um patrimônio.

Convida a todos e todas que o descobrirem a reler suas

práticas, que não só de educação, mas de vidas, no todo

da experiência e existência humana. Como ela expressa nas

primeiras palavras do livro, ele nasceu de uma

intuição.

A

intuição que faz nascer um livro orientador de três leitu-

ras imprescindíveis: Pedagogia da Autonomia (1996), Paulo

Freire, uma história de vida (2006) e Dicionário Paulo Freire

(2008), é a mesma que a faz tecer o texto que trama essas

três obras. Nesse trabalho, Freitas (2014) produz a provoca-

ção da

leitura-experiência

(VEIGA, 2015), pelo modo como

conta o prazer de ler do próprio Paulo Freire, como expres-

sa o seu gosto por ler leituras-mundos, o modo como vai

fiando as contações orientadoras dos três livros já fazendo

a sua fiação de paixão pelas leituras freireanas, tramando

modos de conversações escritas, com problematizações,

com desafios e com carta-convite e atividades pensantes.

Leiamos Nina Veiga: