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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

1817

EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

Em um recorte mais geral, porém breve e nas entre-

linhas, deseja-se produzir um manifesto, na linhagem do

anúncio-denúncia freireano, evidenciando a forte presença

das autorias femininas envolvidas em estudos de Paulo Frei-

re e, de modo específico, realçar o labor de uma das autoras

que tem colaborado, de modo muito significativo, na luta

pela afirmação da presença de Paulo Freire no sul do Bra-

sil. Trata-se da estudiosa e pesquisadora freireana Ana Lúcia

Souza de Freitas, ela que tem construído toda a sua traje-

tória profissional baseada nos estudos, leituras, posições e

pensamentos de Paulo Freire.

Desde a defesa de seu Mestrado (1999), entrelaçando

com seu doutoramento em Educação pela PUCRS (2005) e

pós-doutorado em Educação pela Liverpool Hope University

(2015), a autora em questão estudou e aprofundou seus es-

tudos em Freire. Exerceu docência na Rede Estadual do RS

e na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre, trabalhan-

do também como assessora pedagógica da SMED, sempre

buscando elaborar processos e projetos no campo freirea-

no. Atuando como docente na Faculdade de Educação do

UNILASALLE, da FURG e da PUCRS, nesta última tendo inte-

grado a Coordenadoria de Avaliação e a Coordenadoria de

Ensino da Pró-Reitoria Acadêmica, fazendo representações

concretas e de lutas internas, na defesa de uma educação

emancipatória. Exerceu a Coordenação de Área do Progra-

ma Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID)

no Curso de Pedagogia, produzindo com as estudantes pro-

jetos autônomos investigativos, em bases freireanas. Atual-

mente, integra o corpo docente do Mestrado Profissional

em Gestão Educacional da UNISINOS, atuando na linha de

pesquisa Gestão Escolar e Universitária, e sua plataforma de

pesquisa segue trazendo a presença de Paulo Freire em to-

dos os seus movimentos.

Pelas andanças intelectuais que os autores e as auto-

ras realizam, enquanto pesquisadoras e pesquisadores, no

decorrer de seus processos investigativos, vão constituindo

alinhamentos, afinações e amizades intelectuais com outros

autores e autoras do mesmo campo científico ou não, pois