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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 9 – PAULO FREIRE: POLÍTICAS PÚBLICAS E A GESTÃO EDUCACIONAL

tese de inúmeros referenciais e vivências em sua trajetória

como ser humano e educador, sua dialética humanista é

marcada por um profundo compromisso “com a mudança,

com a ‘transformação do mundo’, propondo uma educa-

ção integral do ser humano, que será alavanca para o de-

senvolvimento social” (p. 284).

Além disso, o Humanismo em Freire constitui o que

defendemos, juntamente com Paviani (2007) como Huma-

nismo Latino. Este, além das características do humanismo

geral, como o direito à vida, à educação básica, à moradia,

ao trabalho, à liberdade de expressão, à recusa da violên-

cia, ainda acarreta uma compreensão cultural e histórica do

existir. “O reconhecimento da diversidade cultural e da im-

portância do diálogo como meio de acesso ao convívio dos

homens e das sociedades.” (PAVIANI, 2007, p. 16) é conceito

que perpassa toda a obra de Freire e contextualiza-se nos

processos educativos. Dessa forma, “o humanismo latino

ensina-nos a necessidade de descobrir, além da racionalida-

de científica e instrumental, as vivências cotidianas, as for-

mas de vida, o pensamento coletivo.” (p. 19). Esse Humanis-

mo, latino e em Freire, é o que assumimos em nosso estudo

como Humanismo para a educação contemporânea.

HUMANISMO, POLÍTICA PÚBLICA E EDUCAÇÃO:

RELEITURAS DO NORTE A PARTIR DO SUL

O Humanismo pode ser entendido, a priori, como um

movimento que tem no homem o protagonista da História e

de seu tempo, responsável por seu estar no mundo e pelas

relações que estabelece. Objetivando maior compreensão

desse estar no mundo, buscamos contextualizar a percep-

ção de Humanismo a partir da Europa em função da influên-

cia do pensamento hegemônico para a construção da políti-

ca educacional brasileira e, também, par ao pensamento de

Freire. Embora conscientes de que o tema não se esgote em

um único trabalho, dada sua profundidade e inúmeros des-

dobramentos, nos atrevemos a uma tentativa de sistemati-

zação de seu histórico a fim de analisar de forma coerente o