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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 9 – PAULO FREIRE: POLÍTICAS PÚBLICAS E A GESTÃO EDUCACIONAL

de SP foi escrita na obra Educação na Cidade (FREIRE, 1991).

Durante seu mandato, fez um grande esforço na implemen-

tação de movimentos de alfabetização, de revisão curricular

e empenhou-se na recuperação salarial dos professores.

Paulo Freire é autor de muitas obras. Nos textos que

utilizamos em nosso estudo, observamos a educação huma-

nizadora capaz de contribuir para que as pessoas desenvol-

vam sua consciência e sejam autores de sua história, na busca

e luta pela vocação de ser mais (FREIRE, 2015). Por sua práxis

educativa, coerente com sua pedagogia, recebeu numerosas

homenagens. Além de ter seu nome adotado por muitas ins-

tituições, é cidadão honorário de várias cidades no Brasil e no

exterior. Freire recebeu a outorga do título de doutor Hono-

ris Causa por vinte e sete universidades. Além disso, recebeu,

por sua contribuição na área educacional, entre outros, os

seguintes prêmios: Prêmio Rei Balduíno para o Desenvolvi-

mento (Bélgica, 1980); Prêmio UNESCO da Educação para a

Paz (1986) e Prêmio Andres Belloda Organização dos Estados

Americanos, como Educador do Continentes (1992). No dia

10 de abril de 1997, lançou seu último livro, intitulado 

Peda-

gogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa,

obra dirigida aos educadores e que resume a pedagogia frei-

riana para a educação libertadora. (FREIRE, 1996).

De acordo com Streck et. al. (2010), a obra de Freire se

traduz por sua dialogicidade, situando-o na origem de um

novo paradigma pedagógico. Por dialógica, entendemos a

abordagem filosófica de Freire em sua interação com as ou-

tras pessoas, lugares e saberes. A partir de sua dialogicidade,

há a construção de sua pedagogia “que emerge na América

Latina e se afirma, hoje, enquanto obra coletiva em processo

de construção e reinvenção nas diferentes experiências de

luta e organização de classes populares no mundo todo.”

(STRECK

et al

, 2010, p. 17). Assumimos a teoria freiriana e

sua dialética como base para nossa análise dos resultados

pela coerência de sua dialogicidade, pela abertura que essa

dialética permite aos vários saberes e que é melhor expressa

por Streck et. al. (2010):