Table of Contents Table of Contents
Previous Page  1413 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 1413 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

1413

EIXO 9 – PAULO FREIRE: POLÍTICAS PÚBLICAS E A GESTÃO EDUCACIONAL

Para tanto, organizamos nosso texto em dois momen-

tos: primeiramente, retomamos de forma breve alguns as-

pectos importantes da biografia de Freire, relacionando sua

práxis com a educação humanizadora; então, ampliamos

um pouco nossa discussão ao apresentarmos uma síntese

da história do humanismo, a partir do paradigma moder-

no-europeu, situando os seres humanos e a educação no

processo de humanização por meio da Política Nacional de

Humanização.

PAULO FREIRE: UM SER NO MUNDO E COM O MUNDO

VOCACIONADO A SER MAIS

A fim de analisarmos com o máximo de acuro a peda-

gogia humanista de Freire, buscamos, antes, conhecer um

pouco de sua trajetória enquanto educador. Paulo Reglus

Neves Freire nasceu em Recife, em 19 de setembro de 1921

e veio a falecer em 2 de maio de 1997, em São Paulo. Além

de educador e pedagogo, Freire foi um

 filósofo

brasileiro e

é considerado um dos pensadores mais notáveis na histó-

ria da pedagogia mundial. Influenciou, também, o movi-

mento chamado de pedagogia crítica. Sua formação no en-

sino superior foi realizada na Faculdade de Direito de Recife,

em Pernambuco. Porém, não satisfeito com essa carreira e

tendo contato com a educação por meio de sua primeira es-

posa, Elza, atuou como professor de Língua Portuguesa no

Colégio Oswaldo Cruz, como diretor do setor de Educação e

Cultura do Serviço Social da Indústria (SESI), de 1947 a 1954,

e como superintendente na mesma instituição, de 1954 a

1957. Ao lado de outros educadores e pessoas interessadas

na educação escolarizada, fundou o Instituto Capibaribe.

Freire, como educador, foi de professor de escola a criador

de ideias e métodos.

Para nossa investigação, embora nos importasse tam-

bém a jornada pessoal de Freire, focamos no estudo de sua

pedagogia, de base humanista, conforme expusemos no tó-

pico anterior. Contudo, vale salientar o percurso do autor

nas mais diversas modalidades de ensino, níveis de educa-