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EIXO 9 – PAULO FREIRE: POLÍTICAS PÚBLICAS E A GESTÃO EDUCACIONAL

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

O QUE PODERIA SER UMA CONCLUSÃO

Esse trabalho, não abarcou uma pesquisa que pudesse

trazer elementos da prática cotidiana, porém, acreditamos

que do ponto de vista de haver um projeto preocupado com

a construção de uma escola humanizadora, no sentido frei-

reano, ambos os estabelecimentos os têm.

Percebemos que os PPPs têm uma finalidade muito

importante na vida das escolas e que popõem o compro-

misso com a possibilidade de construir uma sociedade mais

justa, fraterna e humana, na direção de ajudar a comunidade

escolar a enxergar como transformar sua realidade cotidiana

– como ser mais.

Na condição de documentos que guardam os desejos

do estabelecimento educativo, os PPPs orientam a vida da

escola na grande e importante missão da formação plena

dos indivíduos, para a construção de sua autonomia, sua

identidade, para que tornem-se protagonistas de sua pró-

pria história.

Ambas as escolas têm em seus documentos a propos-

ta desafiadora de uma gestão comprometida com uma edu-

cação humanizadora, que invista em todos os membros da

comunidade em exercerem seus papeis decisivos na promo-

ção do ser mais, porém, claro está que esta é uma tarefa que

se assume como compromisso mais do que efetivamente

uma prática consolidada. E é exatamente isso que nos põe

a pesquisar/caminhar, na busca de intervenções possíveis

entre o sonho de saber factível e o compromisso com o co-

tidiano cheio de tensões e contradições – esta sem dúvida é

uma boa ação necessária à gestão da escola.

REFERÊNCIAS

COLÉGIO ESTADUAL PADRE RÔMULO ZANCHI.

Projeto Po-

lítico Pedagógico (PPP)

. Santa Maria, 2016. Docu-

mento de uso interno da instituição.

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL ALFREDO

JULIANO.

Projeto Político-Pedagógico

. 2017.