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EIXO 9 – PAULO FREIRE: POLÍTICAS PÚBLICAS E A GESTÃO EDUCACIONAL

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

ção e espaços públicos e privados. De suas primeiras expe-

riências de alfabetização em Angicos, Rio Grande do Norte,

em 1963, advém a base e

[...] a coragem de pôr em prática um autêntico tra-

balho de educação que identifica a alfabetização

com um processo de conscientização, capacitando

o oprimido tanto para a aquisição dos instrumentos

de leitura e escrita quanto para a sua libertação fez

dele um dos primeiros brasileiros a serem exilados.

(FUNDAÇÃO PAULO FREIRE, 2017).

Freire transitou em várias universidades afamadas,

exercendo sua função não só de professor, mas educador

engajado em uma educação libertadora e transformadora

da realidade de pessoas, principalmente, das zonas rurais.

Em 1969, trabalhou como professor na Universidade de Har-

vard. Durante os dez anos seguintes, foi Consultor Especial

do Departamento de Educação do Conselho Mundial das

Igrejas, em Genebra (Suíça). Nesse período, deu consulto-

ria educacional junto a vários governos do Terceiro Mundo,

principalmente na África. No Brasil, a metodologia por ele

desenvolvida foi muito utilizada em campanhas de alfabeti-

zação e, por isso, ele foi acusado de subverter a ordem insti-

tuída, sendo preso após o Golpe Militar de 1964. Depois de

72 dias de reclusão, foi convencido a deixar o país. Exilou-se

primeiro no Chile, onde encontrou um clima social e político

favorável ao desenvolvimento de suas teses. Durante 5 anos,

dedicou-se a trabalhos em programas de educação de adul-

tos no Instituto Chileno para a Reforma Agrária (ICIRA). Foi

aí que escreveu a sua principal obra: Pedagogia do oprimi-

do. Em 1980, depois de 16 anos de exílio, retornou ao Brasil

para reaprender seu país. Por essa ocasião, foi docente na

Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e na Ponti-

fícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Importante para a evolução de sua pedagogia foi sua

atuação, em 1989, como Secretário de Educação no Muni-

cípio de São Paulo, maior cidade do Brasil. A análise e nar-

rativa de seu período de gestão na Secretaria de Educação