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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 9 – PAULO FREIRE: POLÍTICAS PÚBLICAS E A GESTÃO EDUCACIONAL

Nesta Escola, o PPP enfatiza que os alunos devem ser

motivados à construção do processo educacional, “[...] cons-

cientizando-o de seu papel como construtor de seu conhe-

cimento e proporcionando uma visão globalizada da socie-

dade, inserindo-o como parte importante e transformadora

da realidade” (2016, p.5).

E aos demais membros do estabelecimento, a escola

“proporciona espaços de formação continuada a todos os

integrantes dos segmentos da comunidade escola” e “opor-

tuniza condições que favoreçam o crescimento integral e

harmônico, adquirindo um conhecimento crítico da realida-

de e a vivência de valores morais e sociais” trabalhando “na

perspectiva de uma educação com propostas desafiantes,

metodologia participativa, significativa, comprometida com

a criatividade e criticidade”..(2016, p.6).

Na escola municipal Alfredo Juliano, talvez na intenção

de concretizar os destinos de seu desafio, encontramos em

seu PPP (2017), metas que traduzem seu desejo de executar

o documento em análise. Elas introduzem uma concepção

de gestão, reforçando a ideia de que há uma liderança que

se ajusta ao trabalho de possibilitar

[...] aos docentes o trabalho em equipe para ob-

tenção de um funcionamento integral da escola,

estimulando uma relação de igualdade, respeito e

consideração por meio de reuniões e/ou formações

pedagógicas (Escola Alfredo Juliano, 2017, p. 43).

E aos estudantes viabilizar as “[...] condições para o

desenvolvimento de suas potencialidades, instigando o de-

senvolvimento da capacidade de observar, de refletir, de

criar, de julgar, de decidir e de agir” (ESCOLA MUNICIPAL DE

ENSINO FUNDAMENTAL ALFREDO JULIANO, 2017, p. 43).

Nesse sentido, percebemos o compromisso com a

educação humanizadora em ambas as escolas. Contudo,

não sejamos ingênuos em crer que isso seja facilmente pos-

to em prática, porém, necessariamente, já é um bom come-

ço de conversa.