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EIXO 9 – PAULO FREIRE: POLÍTICAS PÚBLICAS E A GESTÃO EDUCACIONAL

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

nanceira e o avanço da lógica descomprometida com o ou-

tro – assistida muitas vezes nas mídias sociais. Como diante

disso, formar cidadãos? Temos estruturas para isso? A preo-

cupação com esse trabalho é apenas apresentar alguns as-

pectos do que nos parece constituir o que vemos nos PPPs

das escolas e as práticas realizadas. Segundo Freire:

Se alguém, ao ler este texto, me perguntar, com

irônico sorriso, se acho que, para mudar o Brasil,

basta que nos entreguemos ao cansaço de cons-

tantemente afirmar que mudar é possível e que os

seres humanos não são puros espectadores, mas

atores também da história, direi que não. Mas di-

rei também que mudar implica saber que fazê-lo é

possível. (2000, p. 53).

É certo que se pode viabilizar tanta humanidade que

se encontra nos PPPs, mas como concretizá-lo? Essa sem

dúvida é uma das grandes tarefas da gestão escolar, como

ato de testemunhar a própria mudança. “Possivelmente, um

dos saberes fundamentais mais requeridos para o exercício

de um tal testemunho é o que se expressa na certeza de que

mudar é difícil, mas é possível”. (FREIRE, 2000, p. 55).

Sendo assim, encontramos no PPP da Escola Estadual

Padre Rômulo Zanchi, uma proposta de gestão que se mos-

tra exequível, porque se faz na ação colegiada, como a en-

carregada de dirigir e coordenar o trabalho político e peda-

gógico da escola.

Nesta direção, percebemos que o seu PPP aponta a

responsabilidade do Conselho Escolar como a instância que,

tendo a participação do diretor[a], vice-diretor[a], coorde-

nador[a] pedagógico e membros eleitos pela comunidade

escolar terá a possibilidade de efetivar esta educação huma-

nizadora porque este colegiado:

Tem como funções articular, elaborar, propor, pro-

blematizar, mediar, operacionalizar, e acompanhar

o Projeto Político-Administrativo e Pedagógico da

escola, a partir das deliberações e encaminhamen-

tos do Conselho Escolar (Colégio Padre Rômulo

Zanchi, 2016. p. 8).