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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 9 – PAULO FREIRE: POLÍTICAS PÚBLICAS E A GESTÃO EDUCACIONAL

dimensões (municipal, distrital, estadual e federal), mediante

a soma de esforços na garantia do direito à educação. De

modo mais setorial, as políticas públicas educacionais de-

vem ser orientadas por prioridades, vínculos e compromis-

sos catalizando suas ações. De acordo com Dourado:

As políticas públicas no campo da educação, mate-

rializadas por meio de práticas sociais, não possuem

autonomia diante da realidade social mais ampla,

da qual são partes constitutivas e constituintes. Na

medida em que se configuram como ato político,

expressam sempre uma tomada de posição, uma

concepção de mundo, de homem, de sociedade e

de educação. A ação educativa e, consequentemen-

te, a política educacional, em qualquer de suas fei-

ções, não possuem apenas uma dimensão política;

são sempre políticas, já que não há conhecimento,

técnica e tecnologia neutros, pois todos são expres-

sões de formas conscientes, ou não, de engajamen-

to (DOURADO, 2011, p.27-28).

Conforme o exposto, as políticas educacionais pos-

suem disputas e atendem a alguns direcionamentos, ou seja,

possuem um posicionamento e apoiam determinados fins. É

oportuno afirmar que nossas experiências democráticas ain-

da são incipientes e necessitamos aprofundar as experiências.

Uma forma de qualificar essa participação e envolvimento é

por meio da gestão democrática. Para Luck (2014),

Gestão educacional corresponde ao processo de

gerir a dinâmica do sistema de ensino como um

todo e de coordenação das escolas em específico,

afinado com as diretrizes e políticas educacionais

públicas, para a implementação das políticas edu-

cacionais e projetos pedagógicos das escolas, com-

promissado com os princípios da democracia e com

métodos que organizem e criem condições para

um ambiente educacional autônomo (soluções

próprias, no âmbito de suas competências) de par-

ticipação e compartilhamento (tomada de decisões

conjunta e efetivação de resultados), autocontrole

(acompanhamento e avaliação com retorno de in-

formações) e transparência (demonstração pública

de seus processos e resultados) (LÜCK, 2014, p.111).